O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Vale promove feira para apresentar profissões a estudantes e atrair profissionais para mineração e logística

No dia 22 de agosto, sexta-feira, o Parque Botânico da Vale, vai se transformar em uma grande feira de profissões, voltada a estudantes de ensino médio, técnico e universitários, interessados em conhecer mais de 25 profissões ligadas às áreas de mineração, ferrovia, pelotização e porto. Durante todo o dia, os visitantes terão a oportunidade de visitar estandes, assistir a palestras com diretores da empresa, da área de Recursos Humanos; e conversar com especialistas para esclarecer dúvidas e facilitar a escolha profissional da carreira.

Para participar, os interessados devem preencher antecipadamente um formulário eletrônico no endereço https://forms.office.com/r/P5tReL0RpJ. O evento é totalmente gratuito e acontecerá das 8h30 às 17h, no Parque Botânico Vale, na Avenida dos Portugueses, no Anjo da Guarda. Caso haja dúvidas, interessados podem ligar para 98 99227-4680.

“Queremos despertar ou aumentar o interesse desses estudantes em trabalharem nas nossas operações, que hoje já mobilizam mais de 22 mil pessoas, sendo a maioria deles de nível técnico, cerca de 80%. Queremos que esses estudantes conheçam o que fazem nossos profissionais e saiam daqui mais seguros sobre que carreira trilhar. Quem sabe no futuro esses visitantes não sejam nossos colegas?”, explicou Larissa Mouchrek, gerente de Recursos Humanos da Vale.

Entre as profissões que estarão na feira, destacam-se: técnico de controle integrado, técnico de segurança, engenheiro de segurança, operador de sistemas autônomos, técnico de meio ambiente, técnico de via permanente, técnico de eletroeletrônica, maquinista, soldador, engenheiro ambiental, engenheiro de segurança, entre outros. Além de conversar com os profissionais, os estudantes poderão assistir a palestras e workshops com diferentes temas, entre eles: “como criar um currículo eficaz“ e “como usar o LinkedIn para empregabilidade”.

Uma das profissões que deve chamar atenção dos visitantes é a de maquinista. E quem vai esclarecer aos interessados que caminho trilhar até chegar à cabine de um trem é a maquinista maranhense Gabrielle Costa, que entrou na Vale em 2020 por meio do processo de trainee técnico, sendo a maquinista mais jovem da Vale no Brasil à época.

Outra função que deve atrair os olhares curiosos dos estudantes é a de controlador de máquinas de pátio do porto. São esses profissionais que, com uso de controles, desses como os de vídeo game, e muita atenção, operam as máquinas gigantes que armazenam o minério nos pátios.