Giro de Noticias

Vale a pena viajar para fazer compras em Portugal?

Portugal é um dos principais destinos dos viajantes brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no período de janeiro a abril de 2023, o país recebeu 320 mil turistas do Brasil, o que representa um aumento significativo comparado a outros anos. Conhecer lugares turísticos, fazer intercâmbio e comprar especiarias com preços mais em conta estão entre as principais razões para o destino ser um dos mais visitados.

Mas, se o intuito da viagem for adquirir itens mais baratos, é importante fazer a conversão do euro para o real, para avaliar se realmente aquela compra é uma vantagem. Para te ajudar a economizar e comprar com mais segurança, separamos algumas dicas de produtos que, geralmente, são produzidos no país e compensam:

  • Vinhos 

Um dos principais cartões-postais do país, o vinho português é famoso mundialmente, e é um dos maiores símbolos de cultura, identidade e tradição de Portugal. Devido às plantações de uvas nativas em seu território, ao grande investimento no estudo de vinícolas e à modernização destas, a bebida tem características únicas de aroma e sabor, conquistando apreciadores de todas as regiões. 

Um dos mais conhecidos é o vinho do Porto, que é produzido na região do Douro, norte de Portugal, e apresenta diversas variações, que proporcionam diferentes experiências sensoriais aos turistas e moradores locais. Além disso, há inúmeros outros tipos de vinhos – tintos, rosés, brancos e verdes, por exemplo – dispostos de norte a sul do país.

A bebida pode ser encontrada em adegas, lojas especializadas, vinícolas, mercados e feiras, nos quais, geralmente, é possível encontrar vinhos menos conhecidos de pequenos produtores, que vendem a um preço mais em conta. Ainda, ouvir as histórias dos comerciantes sobre a trajetória do produto é um verdadeiro privilégio de quem visita Portugal. 

  • Azeites

Um outro símbolo da cultura e história do país é o azeite, que é produzido principalmente nas regiões do Alentejo, Algarve e Douro, onde concentram-se grande parte das oliveiras. Seus mais variados perfis podem ser encontrados em lagares, quintas, mercados locais, lojas especializadas, cooperativas agrícolas e garrafeiras, onde você pode escutar um pouco da história das oliveiras. 

  • Queijos

Obra-prima da culinária lusitana, o Serra da Estrela é campeão de vendas e considerado um dos melhores queijos do mundo. Rica em sabor e cremosidade, a iguaria é fabricada de forma única: à mão, com leite cru de ovelhas criadas na região e com flor do cardo. Por isso, ao visitar Portugal, não deixe de experimentá-la, principalmente em razão do baixo preço, quando comparado ao mesmo produto no Brasil. 

  • Azulejos 

Estampados em fachadas, muros, casas, igrejas e edifícios, os azulejos contam as histórias e as tradições dos povos lusitanos, por meio da arte e da decoração. As ilustrações são coloridas e diversas, com desenhos da natureza, animais e cenas do dia a dia. Em Lisboa, há o Museu Nacional do Azulejo, onde você pode contemplar essas obras de arte e apreciar a expressão da identidade de Portugal. 

Para comprar de lembrança da viagem, Azulima, Prometeu Artesanato, Cortiço & Netos e Surrealejos são exemplos de lojas onde é possível encontrar variações do produto com o preço mais em conta. 

Esperamos que nossas dicas te ajudem a avaliar o que vale a pena comprar em Portugal. Os produtos citados aqui têm o bônus de que são especiarias típicas do país e, dificilmente, serão encontradas em outro lugar com a mesma qualidade e preço. Aproveite as sugestões, compre sua passagem para Portugal e faça as malas!