.

Utilizar equipamentos de forma racional para reduzir conta de luz

O valor da conta de luz é um tema presente nos lares do Brasil. É o que aponta a pesquisa realizada em novembro de 2021, pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC). Os dados mostram que 90% dos entrevistados dizem que a alta impactou ‘muito’ ou ‘um pouco’ no dia a dia da família. E diante do novo reajuste, divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores começam a pensar em alternativas de fontes de energia, como a solar, ou métodos simples para economia no orçamento mensal.

De acordo com a professora do curso de Engenharia da Faculdade Pitágoras, Carliane Rodrigues, alguns hábitos e técnicas podem ser adotadas pelos usuários, mas é preciso ter atenção. “A princípio, na busca da economia pode parecer estranho quando falamos da aquisição de equipamentos que, inicialmente dependem de um investimento maior, mas a verdade é que, a médio prazo, devido à redução progressiva do valor da fatura de energia eles são ótimos aliados na economia”, orienta.

A profissional orienta que medidas simples devem ser observadas no momento de adquirir um novo aparelho, como observar se o aparelho possui certificado do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL). “Lembrando que os selos com classificação ‘A’, são considerados mais eficientes e ainda ajudam o meio-ambiente” afirma.

Entre as formas de economizar energia, Carliane destaca que é preciso atenção com os eletrodomésticos. “Quanto à geladeira, é importante adotar práticas como verificar se a borracha da geladeira apresenta boa vedação, além de mantê-la longe de fogões e da parede. Já quanto ao chuveiro, é recomendado diminuir o tempo de banho para sentir o menor peso nos bolsos”, pontua.

Para usar a energia de maneira conscientemente, a professora indica que, se possível, deve-se dar preferência a ventiladores pois são mais econômicos e podem consumir até 80% a menos em potência (watts) do que um ar-condicionado de 7.500 BTUs ou 2.197 watts.

Energia Solar

De acordo com a pesquisa do IPEC, 5% dos brasileiros têm buscado por fontes renováveis para evitar os aumentos da conta de luz. A energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica. Por ser considerada uma fonte limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.

FACULDADE PITÁGORAS

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton.

Sobre a KrotonMed

A KrotonMed é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a KrotonMed possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A KrotonMed possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.