Timon/MA é mais um município a implantar sistema de registro de acidentes criado pela PRF

Omunicípio de Timon, a 450km de São Luís, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS), lançou nesta quinta-feira (18), a plataforma e-DAT (Declaração de Acidente de Trânsito – DAT). A implantação do sistema é uma parceria do município com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), desenvolvido para que pessoas envolvidas em acidentes sem vítimas possam ter um documento oficial para resguardar seus direitos.

A plataforma e-DAT da PRF, assim como outros sistemas de grande utilidade para órgãos de segurança e fiscalização, está disponível por meio do Programa Multiagência. O programa, lançado em março deste ano, consiste no compartilhamento de diversos sistemas de fiscalização e controle, utilizados pela instituição, a órgãos do Sistema Único de Segurança Pública e do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O objetivo é auxiliar instituições a registrar e acompanhar ocorrências, bem como integrar, estruturar, analisar e disponibilizar dados de forma rápida e segura.

Na declaração será detalhado como o sinistro aconteceu e o responsáveis pelas informações terão que assinar termo de responsabilidade sobre a veracidade do relato.

O registro do E-DAT pode ser feito ainda no local do acidente, por meio do celular, ou posteriormente, no computador. Os acidentes registrados na plataforma devem ser leves, sem feridos e não envolver mais que cinco veículos, além de não promover danos ao patrimônio público.

O objetivo é evitar a necessidade da presença de agentes de trânsito para registro de ocorrências leves e possibilitar a desobstrução mais rápida da via. Além disso, os registros do E-DAT dará ao DMTRANS estatísticas mais reais dos acidentes que acontecem em Timon.

Timon, que divide uma parte do Rio Parnaíba com a capital do Piauí, Teresina, é o segundo município maranhense a implantar o e-DAT em parceria com a PRF. O primeiro foi Imperatriz, no mês de junho.