Tendências tecnológicas para a construção civil

Está cada vez mais comum ver pessoas falando sobre a Indústria 4.0 e sobre as mudanças que ela está promovendo em todos os setores produtivos. Esse fenômeno pode ser chamado também de Quarta Revolução Industrial.

As Revoluções Industriais são formas convencionais de se referir a períodos específicos em que inovações tecnológicas ajudaram a mudar a forma como era organizada a produção e o mundo do trabalho em geral.

A 1ª revolução ocorreu ainda no século XVIII com a substituição da força animal por máquinas a vapor. Já a 2ª aconteceu durante o final do século XIX e início do XX com a introdução da energia elétrica e a organização de sistemas produtivos em larga escala.

Com a criação e a dispersão do uso de computadores e sistemas informatizados para automatizar os sistemas fabris a partir dos anos de 1950, temos o surgimento da 3ª Revolução Industrial.

E o que caracteriza a 4ª Revolução Industrial, que começa a ter seus primeiros sinais de surgimento ainda nos anos de 1990, é a inserção de robôs, inteligências artificiais, a internet das coisas que conecta aparelhos e máquinas por meio de sistemas inteligentes, entre outras.

Essas implementações tecnológicas permitem a criação de verdadeiros ecossistemas inteligentes que produzem e coletam dados, além de planejarem meios para tornar a produção mais efetiva.

A introdução desses novos recursos gera um impacto muito positivo no setor da Construção Civil no Brasil, conforme apontam os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, CBIC, responsável por tratar diversas questões do setor no país.

Segundo a Câmara, a área de construção está em plena expansão após os últimos anos da pandemia do Covid-19 e deve obter um crescimento de aproximadamente 2,5% até o final de 2022.

Parte significativa desse crescimento deve-se à implementação dos avanços tecnológicos disponibilizados pela Indústria 4.0, que possibilitam não só um aumento da lucratividade, mas também na elaboração de novas soluções para construir e organizar a produção.

Tecnologias que estão revolucionando a construção civil

A partir das novas invenções tecnológicas, novos aparelhos, máquinas e formas de trabalhar são possíveis. E o uso desses recursos está sendo cada vez mais comum em empresas do ramo que buscam a melhoria constante.

Com isso, alguns desses implementos estão se destacando no setor construtivo graças às novas perspectivas permitidas. Confira a seguir quais são as tendências que estão movimentando o mercado e prometem impulsionar os resultados nos próximos anos.

Realidade virtual

Em todo empreendimento que está em fase de planejamento, a visualização das etapas de produção e do resultado final fazem parte fundamental da negociação com o cliente. 

Embora existam plantas e maquetes, nem sempre as partes conseguem compreender o desenvolvimento da obra. Pensando nisso, algumas construtoras passaram a utilizar a realidade virtual para demonstrar a execução do planejamento.

Com o uso de programas e óculos VR, é possível virtualizar cada etapa da construção, dando a oportunidade do cliente ter uma melhor visualização de todo o processo, incluindo a vista de todo o edifício pronto, com sua área interna e externa em tamanho real.

Geração e análise de dados em massa

O Big Data é um termo que surgiu nos últimos anos para se referir a grande quantidade de informações que são geradas pelas pessoas na internet e a melhor forma de organizá-las e disponibilizá-las para análises diversas.

No ramo da construção, o Big Data tem auxiliado nesse processo de prospecção e análise de dados, possibilitando mapear e catalogar dados sobre as obras, como tempo usado, gastos diversos, entre outras.

Esses dados estão ajudando no processo de melhoria das obras, poupando tempo e evitando prejuízos, mas também no planejamento de novas construções.

Uso de drones

Um desafio enfrentado por toda empresa é fiscalizar em tempo real o andamento das obras, verificar se normas e regimentos estão sendo seguidos, se máquinas e EPIs estão sendo utilizados. Mas com o drone esse problema está sendo contornado.

Os drones são dispositivos voadores que possuem uma grande variedade de recursos tecnológicos. Eles são equipados com câmeras inteligentes que podem captar uma série de informações sobre áreas sobrevoadas.

Com eles é possível realizar mapeamentos 3D de toda a estrutura, verificar condições climáticas do terreno, além de acompanhar o trabalho de todos os colaboradores. E tudo isso pode ser feito de forma remota, sem necessidade de estar muito próximo ao local.

Bioconcreto

A 4ª Revolução Industrial também influencia diretamente em novos materiais para serem utilizados na Construção Civil. E um desses avanços foi a criação de um concreto inteligente que age por conta própria no conserto de rachaduras.

O Bioconcreto é uma criação recente para solucionar os problemas de trincas e inundações em construções. Esse concreto é bastante parecido com o convencional, a diferença é a existência de agentes de cura em sua composição.

Esses agentes consistem em bactérias adormecidas e armazenadas em cápsulas de plástico biodegradável junto de lactato de cálcio. 

Com a trinca e a infiltração de água, esses microrganismos são despertados e ao consumirem o lactato, produzem o minério de cálcio que preenche todo o espaço dando fim às rachaduras abertas.

Autonomia noturna e em locais distantes

Um equipamento que obteve um salto de desempenho e está sendo fundamental para manter o ritmo da produção em meio a adversidades ou em áreas de difícil acesso, é o gerador de energia elétrica.

Com eles as construtoras estão conseguindo aumentar o ritmo da construção, mantendo mais máquinas em operação, sem sobrecarregar a rede elétrica local. Assim, a economia de tempo reflete diretamente na lucratividade de cada empreendimento.

E empresas de diferentes portes estão conseguindo adotá-los em suas obras, isso é possível graças ao aluguel de gerador que é uma opção bastante acessível para corporações que não podem investir em sua compra.