Policia

Sistema de Segurança Pública segue com reforço do policiamento na Grande Ilha

Prisões, apreensões de drogas e armas de fogo, recuperação de veículos roubados e cumprimento de mandados de busca e apreensão são alguns resultados das operações realizadas pelo Sistema de Segurança Pública do Maranhão nos quatro municípios da Grande Ilha neste final de semana. Trata-se da intensificação das ações de prevenção e combate a crimes com o intuito de melhorar a segurança pública em São Luís, capital do estado, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Os trabalhos ocorrem por meio de operações das Polícias Civil e Militar. De quinta-feira (17) até a madrugada desta segunda (21) equipes especializadas das forças policiais do Sistema de Segurança Pública do Maranhão percorreram diversos bairros em todo o território da Grande Ilha realizando barreiras, patrulhamento, abordagens a pessoas e veículos, entre outras ações. Ao todo, 68 pessoas foram conduzidas para delegacias e seis foram presos. 

Na sexta-feira (18), a Polícia Civil deu cumprimento a dois mandados de prisão, sendo um na região do Centro Histórico, contra uma mulher de 53 anos, condenada a 7 anos por tráfico de drogas; e o segundo no residencial Jackson Lago, no bairro Liberdade, de um homem de 20 anos, com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça de Pinheiro, na Baixada Maranhense.

Já a Polícia Militar prendeu quatro pessoas, por diversas motivações, no bojo da Operação Metrópole Segura. Entre os casos, estão o de dois homens presos em flagrante por equipes do 43º Batalhão da Polícia Militar por tráfico de entorpecentes. O fato ocorreu na Vila Janaína, região do polo Cidade Operária. Com os suspeitos, foram apreendidas 512 buchas de maconha embaladas e prontas para comercialização.

Ainda durante as ações da Operação Metrópole Segura, a Polícia Militar realizou, entre quinta-feira até a madrugada desta segunda-feira, cerca de 9,5 mil abordagens em barreiras e patrulhamentos, lavrou 24 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), apreendeu seis armas de fogo e simulacros, recuperou três veículos roubados, aprendeu mais de 1,5 kg de entorpercentes, entre outras ocorrências.

“Rotineiramente, o Sistema de Segurança realiza operações para o reforço policial com o intuito de apreender armas, entorpecentes e prender criminosos. Nos últimos dois meses, por exemplo, cerca de 70 armas de fogo foram apreendidas somente pela Polícia Militar na Grande São Luís. Com esse trabalho, temos reduzido a ocorrência de crimes violentos intencionais, como homicídios e feminicídios, entre outros. Seguindo orientação do governador Carlos Brandão, vamos continuar fortalecendo esse trabalho de combate à criminalidade em todo o estado, promovendo mais segurança para a população”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

Operação Metrópole Segura

Coordenada pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), a Operação Metrópole Segura é a principal operação da Polícia Militar na Grande Ilha, integrando todos os comandos de policiamento do território.

Além do policiamento ordinário, participam dos trabalhos forças especializadas, como a Rotam, BPChoque, Bope, Batalhão de Polícia Rodoviária, Batalhão de Turismo (BPtur), Batalhão de Motopatrulhamento, Cavalaria e Centro Tático Aéreo.

O ponto principal de saída da operação na noite deste sábado (19) foi o Quartel do Comando Geral da PM (Calhau), de onde viaturas e equipes policiais se deslocaram para avenidas e bairros da capital e das demais cidades da Ilha, reforçando o policiamento ostensivo. A operação se estendeu até a madrugada de segunda-feira (21).

Simultaneamente, houve saída das equipes dos Batalhões de Polícia Militar das áreas Norte (CPAM Norte), Sul (CPAM Sul), Leste (CPAM Leste) e Oeste (CPAM Oeste).

“O foco do trabalho das equipes nessas operações é a prevenção, mas também atuamos na repressão da violência quando há flagrante de atos criminosos. Para tanto, a Polícia Militar realiza barreiras em pontos estratégicos das avenidas centrais e vias internas de bairros, além de patrulhamento com as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, a pé, equipe montada e aéreo)”, informou o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Ilmar Soares.