Setor fitness movimenta economia maranhense e amplia geração de empregos
Crescimento do mercado traz impacto positivo para comércio e serviços
Assim como no resto do Brasil, o setor de academias segue em expansão no Maranhão e já movimenta a economia local com novos investimentos e geração de empregos. A Selfit Academias, uma das maiores redes do segmento no País, investiu R$24 milhões no Estado apenas em 2025, dentro de um plano que prevê a abertura de 11 unidades até dezembro e a criação de cerca de 120 empregos diretos.
Em São Luís, duas novas unidades já estão em funcionamento, nos bairros Anil, Fátima e no Cohafuma, que abre nesta terça-feira (29 de julho). Além dos empregos diretos, o aumento do fluxo de pessoas nas regiões onde as academias são instaladas tem impulsionado o comércio e os serviços locais. Segundo o CEO da Selfit, Fernando Menezes, “cada nova unidade representa um passo para tornar o acesso à atividade física mais democrático e, ao mesmo tempo, movimentar a economia, gerar empregos e fortalecer os laços com a comunidade”, explica.
No dia da inauguração no Cohafuma, a unidade funcionará com catraca aberta, permitindo que o público conheça a estrutura e experimente as atividades.
Sobre a Selfit Academias:
Em 2012, os fundadores inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias – uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades,empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 171 unidades. O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos
Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a “Netflix” da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários. No segundo semestre de 2024, a Selfit conquistou o selo Great Place to Work, chancela também conhecida como GPTW. A certificação, considerada uma das principais referências mundiais em cultura organizacional, oferece a possibilidade de os colaboradores das empresas avaliarem a companhia por meio de pesquisas de diagnóstico.
