SES participa de seminário e dialoga sobre ações de saúde nos territórios indígenas

A Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão (SES), a convite do Distrito Sanitário Especial Indígena – Maranhão (DSEI-MA), participou, nesta sexta-feira (14), do Seminário “Articulando e Fortalecendo as ações de saúde e saneamento nos territórios indígenas de Barra do Corda”.

Com o objetivo estabelecer uma rede de articulação entre os órgãos municipais, estaduais e federais, o seminário visa o fortalecimento das políticas de saúde, de saneamento e de meio ambiente nos territórios indígenas do município. 

A presença da equipe técnica da SES no seminário, fortalece o diálogo e articulação das ações de saúde desenvolvidas pela pasta em parceria com o DSEI-MA. A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Deborah Campos, presente no seminário, explica sobre o significado desse diálogo, que prevê como resultado, proposições e um plano de ação, com vistas a fortalecer a rede.

“É de extrema importância, que o governo junto com DSEI-MA, possa fortalecer todas as ações capazes de beneficiar esses povos, visando potencializar cada vez mais esse cuidado, aumentar a qualidade de saúde e melhorar os indicadores, em saúde e média e alta complexidade. Inclusive respeitando a cultura, as práticas e as vivências dos povos originários”, disse Deborah Campos.

A cooperação entre a SES e o DSEI-MA, envolve a participação em Grupos Técnicos e Comitê Estadual para debater sobre a redução da mortalidade materno-infantil e a assistência que a Força Estadual de Saúde (Fesma) vem fazendo junto aos povos originários do Estado.

Na programação, dialogo sobre ações implementadas em territórios indígenas, avaliação crítica da atenção básica, o desafio da articulação com a média e alta complexidade, a cobertura do abastecimento de água e demais serviços de saneamento, entre outros temas. 

“O Seminário é um marco, uma conquista para a saúde indígena com as participações dos representantes do estado e do município de Barra do Corda, fortalecendo ações para que caminhemos juntos para a construção de uma saúde indígena de qualidade, olhando os povos indígenas como um todo”, declarou a coordenadora técnica do Polo Base do DSEI-MA em Barra do Corda, Kawana Rabelo.

Fesma

A Fesma atua também nos municípios de Barra do Corda, Fernando Falcão, Itaipava do Grajaú, Grajaú, Arame, Jenipapo dos Vieiras, junto as etnias Guajajaras, Canela, Krenyê, Timbiras e Krikati, desenvolvendo os trabalhos de: vacinação, puericultura, pré-natal, assistência aos pacientes com hanseníase e seus contatos, pacientes com hipertensão arterial e diabetes, atendendo à população indígena em geral.

A estratégia da SES é aumentar as coberturas de pré-natal, crescimento e desenvolvimento da criança, imunização, manejo clínico de hanseníase com prevenção de contágio, controle da hipertensão arterial e diabetes.