Segurança com energia,começa dentro de casa!

A energia elétrica se tornou um bem essencial ao ser humano, tanto que no dia a dia, não se percebe o quanto que usamos a eletricidade, seja ligando e desligando as luzes em uma casa, conectando equipamentos nas tomadas ou tomar banho todos os dias ligando e regulando a temperatura do chuveiro elétrico. A eletricidade está o tempo todo ao nosso redor e grande parte do nosso conforto vem dela, por isso é necessário nos rodear de cuidados no dia a dia para evitar graves acidentes.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – ABRACOPEL, em 2017 foram registrados 1.387 casos de acidentes com energia elétrica no Brasil, sendo mais da metade desse número, casos com morte.O ambiente doméstico é o local com maior ocorrências dos acidentes com energia elétrica, situações que parecem simples como concertar um fio desencapado, são mais perigosas do que se imagina, e geram perdas irreparáveis.

A falsa ideia de que alguns concertos dentro de casa não precisa de “mão de obra” qualificada, é um dos grandes fatores para os acidentes envolvendo energia elétrica. Conforme explica o executivo da área de Segurança da Cemar, Francisco Ferreira, em muitas residências é comum ter fios soltos, emendados e isolados até com sacos plásticos. “A característica de invisibilidade torna a eletricidade perigosa. Muitas vezes o risco elétrico é desprezado e observamos instalações improvisadas, fora dos padrões técnicos observados pelas normas da ABNT, com materiais improvisados. Esta situação pode provocar acidentes e incêndios.”

Contratar um profissional que faça as ligações elétricas de acordo com as normas de segurança é muito importante e é o primeiro passo para ter uma instalação segura, além de ficar atentos a possíveis situações que geram acidentes, procurando prevenção com antecedência.

Pequenas atitudes podem fazer da sua casa, ou local de trabalho um lugar mais seguro e sem acidentes corriqueiros, ou fatais, com eletricidade. É importante fazermos isso de forma consciente pois estamos lidando com a eletricidade e alguns cuidados simples devem ser levado em conta, veja algumas dicas:

  • Use protetores nas tomadas que não estiverem sendo utilizadas, isto evita que crianças insiram materiais dentro das tomadas.
  • Solicitar uma revisão da instalação a um profissional a cada 5 anos.
  • Não ligue mais de um aparelho elétrico na mesma tomada. Evite o uso permanente de benjamins, extensões e T’s, preferindo a instalação de novas tomadas ou filtros de linha.
  • Não utilize fios elétricos descascados ou estragados. Quando encostam um no outro, provocam curtos-circuitos e faíscas, que podem ocasionar um incêndio ou choque.

Prevenir ainda é melhor que remediar, fique atento aos cuidados no dia a dia. Eletricidade não é brincadeira.

Para mais informações acesse www.cemar116.com.br, e siga a Cemar nas redes sociais, Facebook: Cemar116 e twitter @CEMAR116.

 

Assessoria de Imprensa Cemar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.