Seejuv realizou atividade com a Metropolitana de São Luís e Região Munim na cidade de Morros

A Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv) realizou mais uma atividade pela Caravana de Municipalização do Sistema de Juventude, nesta terça-feira (19), onde reuniu municípios da Região Munim e Metropolitana.

A caravana debateu o sistema de juventude dentro dos municípios, se fazendo conhecer a realidade de cada gestão e realidade juvenil. A pauta abriu espaço para a criação dos Conselhos Municipais de Juventude e Planos Municipais. Representantes dos municípios, estado e conselho estadual trazem, em suas palavras, a importância de se ter um sistema estruturado e o quanto a juventude ganha no desenvolvimento dessas ações.

“Esse processo que está acontecendo aqui na cidade de Morros é muito importante para que as políticas públicas possam ser desenvolvidas dentro dos municípios. Cachoeira Grande está engatinhando, e para nós é um marco importante, um momento ímpar, porque através dessa capacitação, nós estaremos desenvolvendo as políticas públicas com melhor qualidade”, disse Daiana Vasconcelos, coordenadora de Juventude de Cachoeira Grande.

“Primeiramente, isso aqui é muito significativo. A realização da municipalização da juventude em nossos municípios vem trazendo várias informações e com certeza vai ser um divisor de águas para desenvolver política em nossa região. Agradecemos muito a parceria do Governo do Estado, através da secretária Tatiana Pereira, o grande trabalho à frente da secretaria, juntamente com sua equipe, trazendo essa discussão e efetivação de políticas públicas da juventude do Maranhão em nossos municípios e elevando a melhoria da qualidade de vida dos mesmos”, falou Elias Barbosa, secretário adjunto da Juventude de Morros.

“Sou conselheiro estadual da Juventude do Maranhão e para mim é muito valioso dar essa contribuição da importância do Conselho. É muito bom estar participando deste momento, deste evento que é a Municipalização do Sistema de Juventude, apoiando os municípios, mostrando a necessidade e importância dos conselhos municipais em cada cidade; de estar abrindo esse elo de conversa para a melhoria da discrição das políticas públicas de juventude. A gente sabe que o papel do Conselho é fiscalizar, orientar e ajudar, de fato. O conselho não é o inimigo de uma gestão, inimigo de um gestor; ele vem para apoiar, fazendo de fato o seu papel”, explicou Aurélyo Santos, conselheiro Estadual da Juventude.