Seduc e Sinproesemma: mesa de diálogo analisa solicitações da classe trabalhista para 2021

Em continuidade aos momentos de diálogo que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mantém com o Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão), na tarde da última sexta-feira (18), representantes dos dois órgãos estiveram reunidos para traçar diretrizes para a educação maranhense já para o ano de 2021.

Estiveram reunidos o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e membros da Seduc, juntamente ao presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, e membros da entidade.

Como foco da reunião, a Campanha Salarial 2021 pautada no tripé da valorização dos trabalhadores da educação, da infraestrutura das escolas da rede pública e qualidade do ensino maranhense, além de solicitações quanto a adoção de medidas e protocolo para a retomada das aulas presenciais.

Durante a conversa, o secretário Felipe Camarão, mais uma vez, ouviu a todas as reinvindicações da classe trabalhista, explicou como se dará o processo de adequação dos calendários escolares para o ano letivo de 2021 e garantiu manter a mesa de diálogos sempre aberta para membros do Sindicato.

“Estamos finalizando o ano de 2020 fazendo um balanço das ações que foram executadas ao longo desse ano tão peculiar para todos, em especial para a educação do Brasil inteiro. Ouvimos mais uma vez os pedidos da categoria e vamos analisar os pontos estabelecidos na pauta. De pronto nos comprometemos em buscar avançar nas questões de ampliações de matrícula e reajustes de progressões, além da possível realização de um concurso público. Ainda aproveitamos o momento para reafirmarmos aqui o compromisso de continuarmos com essa parceria firme e forte com o Sindicato também em 2021”, disse Felipe Camarão. 

Já o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, avaliou o resultado dessa reunião como positivo, uma vez que fora recebida uma sinalização positiva por parte de Felipe Camarão em analisar todos os pontos da pauta e continuar buscando, também junto ao Governo do Maranhão, cada vez mais melhorias para a educação pública maranhense.

“Já é costumeiro o nosso entendimento com a Seduc, que sempre esteve de portas abertas para com o Sindicato, da mesma forma o Sindicato também. Apresentamos uma pauta que é a nossa costumeira da campanha salarial, e viemos para continuar mantendo o diálogo que sempre tivemos – Sinproesemma e Seduc – sempre buscando o melhor para todos os educadores do estado do Maranhão e, principalmente, a educação maranhense”, concluiu Raimundo Oliveira.