Seduc e Itaú Educação realizam formação de Equipe de Multiplicadores da Ejatec Maranhão

O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio do Itaú Educação e Trabalho, concluiu, nesta sexta-feira (29), a formação para a Equipe de Multiplicadores da Ejatec – modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada ao Ensino Profissional, com foco na empregabilidade. 

A formação é parte do processo de implantação do Novo Ensino Médio, no Itinerário que trata do Ensino Técnico Profissional (ETP), tem por objetivo preparar a Equipe de Multiplicadores, formada por técnicos da Seduc vinculados à Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral, gestores, professores e técnicos das escolas que ofertam essa modalidade de ensino no estado. Esses profissionais serão replicadores de conhecimento e práticas junto aos demais professores dessas unidades escolares.

Na oportunidade, foram debatidas temáticas como Os Princípios da Ejatec, as Competências para o Mundo do Trabalho Integradas às Competências Previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Práticas na Ejatec nas Salas de Aula e Avaliação e Monitoramento. Durante a formação, também foram planejados três momentos formativos a serem replicados para os professores das 52 escolas que ofertam Ejatec, ao longo deste ano. 

“O que a gente está discutindo e estruturando, aqui, é de que forma a gente auxilia as escolas na implantação da Ejatec. Esse é um grupo que está estruturando uma formação junto às escolas. A ideia de ter um grupo com essa experiência de Eja é muito importante, porque quando a gente pensa nesse processo de formação com profissionais da rede formando profissionais da rede, é algo que a gente olha como uma perspectiva de continuidade, porque é a rede formando a si mesma. E a gente trabalha as estratégias, as didáticas que podem ser levadas para esse processo de formações que serão realizadas ao longo do ano”, pontuou Paulo Cunha, consultor do Itaú Educação e Trabalho.

“Esse momento é muito especial para a rede, para os educadores, porque a formação de professores é uma ação que deve ser contínua, uma vez que implica diretamente na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. E essa tem sido a preocupação da Seduc, ofertar educação de qualidade em todas as modalidades de ensino”, destacou Josélia Castro, supervisora de Educação Profissional da Seduc.

Para os profissionais da rede, que participaram da ação formativa, o momento foi de muito aprendizado, que será levado para o fortalecimento do processo de implantação do Ejatec. 

“Essa formação é de grande importância para nós que somos formadores/multiplicadores e para os professores que estão atuando na Ejatec. É algo grandioso, esse momento que nós tivemos de adquirir mais conhecimento para passar, de forma mais dinâmica, aos alunos com foco em um melhor aprendizado”, afirmou Klaussiana Moreira, do Apoio Pedagógico do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Vocacional, do município de Governador Edison Lobão.

“Esse momento é de partilha, de saberes a respeito das diretrizes e saberes que fazem parte do universo Ejatec, e nós seremos os multiplicadores e teremos momentos mais à frente com os professores que fazem parte do quadro Ejatec, onde iremos dialogar, trocar experiências sobre a modalidade educacional e suas diretrizes”, disse a professora Rose Gleice, gestora adjunta da Unidade Vocacional do IEMA de Imperatriz. 

Visita à Seduc

Nesta quarta-feira (28), a secretária de Estado de Educação, Leuzinete Pereira, recebeu a gerente de Implementação e Desenvolvimento (IET), Cacau Lopes; e a gerente de Gestão de Conhecimento (IET), Carla Chiamarelli; e representantes do Itaú Educação e Trabalho, que vieram apresentar um pouco do trabalho que a instituição já desenvolve em parceria com a Seduc e as próximas metas da parceria. 

“Estamos trabalhando com o Estado desde 2019 e temos apoiado tecnicamente o Maranhão na proposta do desenvolvimento e implementação da Eja articulada à educação profissional tecnológica. Hoje, apresentamos a linha do tempo para a secretária Leuzinete, contamos o apoio que tem sido dado ao longo desse tempo e trouxemos uma publicação que foi desenvolvida e implementada em conjunto com as equipes técnicas do Maranhão, além de pactuar novas entregas e o apoio em 2022”, ponderou Cacau Lopes.

A secretária Leuzinete destacou a importância das parcerias que contribuem para que a Seduc possa ofertar um ensino cada vez mais atraente aos jovens maranhenses. “Estamos em momento de continuidade das ações de Governo e o objetivo é avançar, ainda mais, nas políticas públicas estruturantes. As parcerias que nos ajudam nessa missão de tornar o ensino médio mais atrativo, que atenda às necessidades dos jovens, são sempre muito bem-vindas”, explicou.