SÃO LUÍS – Sessão de cinema com o diretor Jayme Monjardim é promovida pelo MPMA

Como parte da programação do Mês da Mulher do Ministério Público do Maranhão, foi exibido na noite desta quarta-feira, 7, no Cinema do Sesc/Deodoro, o filme “O Tempo e o Vento”, dirigido por Jayme Monjardim. A sessão contou com a presença do diretor e de autoridades do MPMA e de representantes do Sesc. Com 95 lugares, a sala recém-inaugurada ficou

lotada para a exibição promovida pelo Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO-Mulher) e pelo Centro Cultural e Administrativo do MPMA, em parceria com o Sesc.

Representando o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Ednarg Fernandes Marques, destacou a importância da programação referente ao Mês da Mulher e do fomento à cultura. “O Ministério Público do Maranhão é uma das poucas instituições ministeriais que possui um Centro Cultural, que vai muito além de uma galeria de arte, promovendo diversas atividades culturais como essa sessão de cinema. É com muito prazer que a gente recebe este filme, que tem cenografia maravilhosa, ao lado do diretor”, declarou.

Em seguida, a diretora de programas sociais do Sesc, Regina Soeiro, enfatizou a relevância da parceria com o MP. “Queria agradecer a parceria com o Ministério Público do Maranhão e a escolha da nossa sala de cinema para o segundo dia de programação do Mês da Mulher e a presença do diretor Jayme Monjardim”.

O curador do Centro Cultural do MPMA, Francisco Colombo, também ressaltou a importância das parcerias com o Sesc e as qualidades da sala de cinema. “Esta parceria não é de hoje e, como realizador, fiquei muito feliz com a existência desse espaço. Aqui nesta plateia temos agentes culturais de todas as áreas como produtores, realizadores, atores, cantores e agitadores culturais”, destacou.

Baseado no primeiro volume da saga homônima do escritor gaúcho Érico Veríssimo, o filme “O Tempo e o Vento” (2013), traz no elenco Thiago Lacerda, Cléo Pires, Fernanda Montenegro, entre outros. Sobre a adaptação para o cinema, Jayme Monjardim explicou na abertura: “Este filme foi escrito originalmente pelo Tabajara Ruas, com o foco no capitão Rodrigo. Daí, eu quis uma visão feminina do filme e convidei a escritora Letícia Wierzchowski para realizar esta adaptação. É uma linda história de amor e se encaixa perfeitamente neste momento em que a voz das mulheres é a voz máxima”, contou.

Do MPMA, também estiveram presentes as promotoras de justiça Selma Regina Martins (coordenadora do CAO-Mulher) e Theresa Muniz de La Iglesia (chefe de gabinete do PGJ).