Restaurante Maranhense lança Buffet de Ostras & Espumante

Os almoços de sábado do restaurante Villa do Vinho Bistrô na Cohama ganharam uma deliciosa e refrescante opção eno-gastronômica. Trata-se da novidade implantada pelo empresário Werther Bandeira, inspirado no que já faz sucesso na Europa  e sul do país: Buffet de ostras harmonizadas com espumante, aqui no caso o escolhido foi o Brut Rosé Don Guerino Malbec.

Essa delicia está disponível na Villa do Vinho somente nos almoços de sábados. O restaurante está localizado no Andreazza center, na Cohama ao lado da Fábrika Recepções.

Para o empresário a iniciativa visa alavancar um novo hábito gastronômico entre os maranhenses, e ao mesmo, incentivar o consumo dessa iguaria, a ostra fresca, que é encontrada com fartura na costa maranhense.

“Além de muito saudável e com baixas calorias, a ostra é harmonizada com perfeição junto com espumantes do tipo rosé. Por isso tivemos a ideia de oferecer essa opção, inicialmente no almoço dos sábados na Villa do Vinho, para tentar alavancar essa nova moda entre os maranhenses. E ao mesmo tempo, estimular o consumo de um alimento saudável, e prestigiar a cadeia produtiva de catadores de ostras frescas de São Luís”, explica Werther Bandeira que está otimista com a aceitação dos clientes da casa em relação a essa novidade.

TRADIÇÃO GASTRONÔMICA COM MUITOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Ostra é um molusco que é cultivado na água do mar, com casca dura externa, e internamente com uma carne macia e saborosa; que podem ser consumidas cruas, normalmente temperadas com limão e vinagre.

Ao contrário do que alguns pensam, o consumo  das ostras é seguro para o organismo, mas somente devem ser consumidas quando estiverem frescas, e depois de cozidas vivas.

Em diversos países da Europa, a ostra é muito consumida, e considerada uma iguaria e sofisticada, além de classificada por alguns como um alimento afrodisíaco. No sul do Brasil, a cidade de Florianópolis é famosa pela sua tradição em restaurantes especializados nesse produto, como opções variadas de pratos à base de ostras.

Mas independente do local de consumo, vale ressaltar e divulgar os benefícios nutricionais das Ostras, que além de refrescantes, podem ser um alimento importante para uma dieta saudável.

Ela é uma rica fonte de proteínas e hidratos de carbono, além das gorduras saudáveis na forma de ácido gordo mono-insaturado e o ácido gordo insaturado. Além disso, a ostra é também uma excelente fonte de vitaminas e minerais, como a Vitamina AVitaminas do complexo B, vitamina C e de minerais como o ZincoCálcioSelênioPotássioMagnésio, sódio e Ferro.

Assim, nutricionistas recomendam a ingestão de ostras para auxiliar em processos de emagrecimento e para aumentar a atividade metabólica; além de aumentar a reparação e crescimento dos tecidos, diminuir os níveis de colesterol, reduzir a pressão arterial, melhorar  funções imunes, auxiliar na cicatrização de feridas e promover um crescimento saudável.

As ostras representam um dos alimentos com mais nutrientes e com as menores calorias. Isso significa que as pessoas que tentam perder peso podem manter seu corpo cheio com os nutrientes de que precisa, sem precisar comer muito.  Pesquisas médicas já mostraram que as ostras podem reduzir o conteúdo de colesterol ruim na corrente sanguínea e inibi-lo de se ligar aos vasos sanguíneos e às paredes das artérias. Desta forma, as ostras reduz as chances de acumulação de placa e uma variedade de complicações de saúde, incluindo doenças cardiovasculares. Outro benefício é retardar o envelhecimento, uma vez que promove a secreção da bílis e aumenta as funções do fígado, as ostras não são apenas ricos em zinco; que incluem numerosos compostos, que beneficiam a saúde geral. Elas ajudam a aumentar os níveis de glutationa, que ajuda no transporte de proteínas e nutrientes para dentro da célula, a produção de energia e em retardar o processo de envelhecimento. Já o rico conteúdo mineral das ostras ajuda a fortalecer os ossos. Os altos níveis de cálciofósforozincoferrocobreselênio contribuem de maneira direta para aumentar a densidade e a durabilidade mineral óssea, protegendo assim as suas condições de desenvolvimento, como a osteoporose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.