Projeto do Terminal Portuário São Luís-Alcântara é apresentado em reunião multigovernamental

Parcerias para gerar maiores resultados. Esse foi o espírito da reunião que contemplou diferentes esferas do governo na análise do Projeto do Terminal Portuário São Luís-Alcântara na Agência Executiva Metropolitana (AGEM). Além desta autarquia estadual representada pelo presidente Lívio Correa, a esfera de governo nacional estava representada por Cristiano Augusto Trein, Diretor de Governança do AEB/MCTI, e por Dino Antunes, Diretor de Navegação e Hidrovias da SNPTA/MINFRA.

Em pauta, questões importantes como o projeto das Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) foram objeto das avaliações técnicas dos reunidos. “É mais um avanço nesse projeto que concretizará o Processo de Metropolização da Grande São Luís com desenvolvimento não só em transportes, mas em geração de renda e turismo”, comemorou o presidente da AGEM.

Infraestrutura e desenvolvimento

O Projeto do Cais Flutuante São Luís-Alcântara (Terminal Portuário da Ponta D’Areia, em São Luís, e Terminal Portuário da Independência, em Alcântara) é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da AGEM, e foi apresentado pela autarquia em 2019. Com a implantação, estima-se a realização  de 24 viagens por dia, com embarcações saindo a cada 1 hora, transportando 3.312 passageiros diariamente entre as cidades de São Luís e Alcântara.

Atualmente, o Cais da Praia Grande é o único Terminal Hidroviário da capital com apenas quatro embarcações, três Iates e um Catamarã realizando duas viagens por dia, o que equivale ao transporte de 11.935 passageiros mês, sendo 398 por dia.

Embora esteja localizado na Avenida Senador Vitorino Freire no Centro de São Luís, o Cais da Praia Grande somente oferece condições de navegabilidade durante o período de preamar, ficando inoperante durante a baixamar. “Com as quantidades de viagens diárias reduzidas, o aproveitamento turístico de Alcântara é pouco explorado pelos visitantes”, explicou Lívio Corrêa.

Para fomentar o potencial aquaviário maranhense, o Projeto do Cais Flutuante São Luís-Alcântara favorecerá o deslocamento São Luís/Alcântara e Alcântara/São Luís com um incremento substancial no número de viagens realizadas entre as duas cidades. O equipamento urbano será construído pelo Governo do Estado, por meio da AGEM, em parceria com a Prefeitura de Alcântara num prazo de execução aproximado de 18 meses (1 ano e meio).