O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Projeto Arte em Cores anuncia selecionados do edital de arte urbana no Maranhão e no Pará



Em sua 4ª edição, o projeto, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, registrou, ao todo, 132 inscrições de artistas visuais dos estados do Maranhão e do Pará; no Maranhão, artistas mulheres são maioria

O Arte em Cores anuncia resultado com 50 artistas selecionados do Maranhão e do Pará para a quarta edição do projeto. A iniciativa conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e recebeu um total de 132 inscrições neste novo edital. No Maranhão, 63 inscrições cumpriram os requisitos e foram selecionadas; no Pará, 52 delas foram escolhidas. A lista com os nomes está disponível no link linktr.ee/arteemcoresmove e na bio do perfil instagram.com/arteemcoresmove. Além dos selecionados, o projeto divulga também os artistas suplentes.

Na avaliação da Comissão de Habilitação e Seleção do Arte em Cores – 4ª Edição, 25 artistas de cada estado foram contemplados, com base em sua criatividade, localização da obra a ser realizada e originalidade. O projeto visa estimular a arte urbana com a criação de murais em espaços públicos, a partir da utilização de técnicas mistas de pintura, com ênfase no graffiti.

Agora, o Arte em Cores entra na fase de validação dos selecionados e, depois, seguirá para a etapa de realização das obras individuais. Além de valorizar o talento único de cada artista, o projeto também incentiva a criação em equipe e realizará, posteriormente, uma segunda fase de seleção, entre os 50 artistas participantes, para a criação de dois painéis coletivos: um em Bacabeira, no Maranhão, e outro em Canaã dos Carajás, no Pará. O painel coletivo de Bacabeira será realizado por 5 artistas do Maranhão e o painel coletivo de Canaã dos Carajás será realizado também por 5 artistas do Pará.

Todos os artistas visuais do Arte em Cores – 4ª Edição terão acesso a um conjunto de videoaulas sobre técnicas e linguagens artísticas, além de receberem monitoria remota. Para a produção dos painéis, serão destinadas premiações e ajudas de custo. Ao final do projeto, fotografias das obras produzidas serão expostas na Galeria Virtual do Arte em Cores, ampliando a visibilidade dos trabalhos e de seus respectivos autores e autoras para diversos públicos.

Arte feminina

O estado do Maranhão se destaca com a participação feminina, pois são 15 artistas mulheres na lista dos 25 selecionados. Ou seja, uma maioria de 60% entre os artistas participantes. As mulheres têm se tornado referência nas edições do Arte em Cores, a exemplo da Enaile Vidal, artista de Açailândia, no oeste do Maranhão, que já participou do Arte em Cores durante a 3ª edição, em 2023. Ela pontua o aprendizado e a presença ativa das mulheres: “Foi muito legal poder participar do Arte em Cores, ainda mais sendo minha primeira vez pintando um mural tão grande! Eu pude aprender diversas técnicas de graffiti e muralismo, além de conhecer outros artistas de diferentes lugares do meu estado. E a crescente participação das meninas na arte de rua é muito significativo. Na última edição do projeto, tivemos maioria feminina na criação do painel coletivo em Buriticupu. Isso é muito importante”, afirma.

Confira os talentos maranhenses aprovados na 1ª etapa do Arte em Cores

Selecionados(as) em ordem alfabética:

● Aldeide Ribeiro de Sousa (Dedinha) – Bom Jesus das Selvas
● Ana Beatriz – Santa Inês
● Ana Carolina Ferreira Queiroz (Ana Queiroz) – Açailândia
● Ariane Sousa dos Santos (Anny Cat) – São Pedro da Água Branca
● Carlos Gabriel Rocha – Bacabeira
● Carolinne Rocha Guimarães Silva (Carol Rocha) – Buriticupu
● Eddie Edilson Frazão – Igarapé do Meio
● Emilly Kailany de Morais Silva Leão (Emilly Leão) – São Pedro da Água
Branca
● Evelyn da Silva Costa – São Pedro da Água Branca
● Fernando André Sousa da Silva (Fernando) – Santa Inês
● Hélio Victor Barbosa da Silva (Hélio) – Arari
● Jamylle Karem Almeida Coelho – Bacabeira
● João dos Santos Costa (João Costa) – Alto Alegre do Pindaré
● José Arimatéa Mendes (Mends Art Design) – Pindaré-Mirim
● Juliana da Silva Nunes (Jully) – Pindaré-Mirim
● Laryssa Beniz de Carvalho (Layssa) – Açailândia
● Leane de Sousa da Silva (Lea) – Açailândia
● Liza Cristal do Nascimento Moreira (Liza) – Açailândia
● Mailson de Sousa Santos (Mailson Sousa) – Buriticupu
● Ohrion Thoyanno Costa Pereira (Orion) – Santa Inês
● Rayane Correa Pires (Rayane Pires) – Bacabeira
● Rosa Helena de Agostinho Nardaci (Rosa Nardaci) – Açailândia
● Shayenne Carmem Sousa Dias (Shay Dias) – Açailândia
● Sidney Ramalho de Melo (Sidney) – Alto Alegre do Pindaré
● Walison Melo Teixeira (Walison) – Açailândia
Suplentes em ordem de classificação:
● Vladimir Gomes da Conceição (Vlad) – Suplente 1 – São Pedro da Água Branca
● Mary dy (Maria Divina) – Suplente 2 – Santa Inês
● Geison Paiva Silva (Geh Paivas) – Suplente 3 – Açailândia
● Ana Raylla Marinho de Almeida (Ana) – Suplente 4 – Bacabeira
● Francisca Selma – Suplente 5 – Buriticupu
Trajetória do Arte tem Cores

Desde 2020, o Arte em Cores dedica-se a conectar pessoas e visibilizar o talento e a criatividade de artistas visuais do Maranhão e do Pará, bem como promover ações de capacitação e estimular a economia criativa. Ao longo de três edições, 175 artistas foram beneficiados e, além dos trabalhos individuais realizados em diversas cidades de ambos os estados, 7 grandes murais coletivos já foram produzidos em Açailândia (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA), Buriticupu (MA), Belém (PA), Marabá (PA), que recebeu dois murais, e Parauapebas (PA). A Galeria Virtual do Arte em Cores reúne fotografias de todas as obras já realizadas, em uma exposição online que amplia o acesso à produção artística. Em 2024, o projeto chega à sua 4ª edição, dando continuidade ao histórico de sucesso na valorização da arte urbana. O Arte em Cores é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio do Centro Cultural Tatajuba e realizado pelo Ateliê 22 e Ministério da Cultura – Governo Federal.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org