Giro de Noticias

Programa Maranhão Sem Queimadas chega a Imperatriz

Buscando promover ações de conscientização, prevenção e controle de queimadas e incêndios florestais, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou na manhã desta quinta-feira (17) na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Imperatriz, a 4ª etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas. O evento também contou com a participação da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul). 

O Maranhão ocupa o segundo lugar no ranking de estados com maior número de queimadas. Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão mostram que de janeiro até julho deste ano, já foram combatidos 476 incêndios florestais ou em vegetação em todo o estado. 

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, ressaltou a importância de sensibilizar toda a sociedade sobre o tema. “É conscientizando, educando, que a gente faz com que diminuam os nossos focos de incêndio e assim protegemos as nossas florestas e a nossa fauna”.  

Já a secretária municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosa Arruda, destacou a importância do evento para a cidade. “Esse evento, dessa magnitude, com tantas autoridades presentes, só vem trazer fortalecimento para a região e para os órgãos, tanto estaduais quanto municipais, no reforço com relação ao não uso do fogo”, complementou a secretária.

Também estiveram presentes representantes da Equatorial, que fizeram a doação de equipamentos de combate para as brigadas; o Corpo de Bombeiros, e demais autoridades e lideranças de Imperatriz e região. 

O coronel do Corpo de Bombeiros, Magno Coelho, afirmou que a prevenção é a melhor estratégia de combate às queimadas. “Esse evento representa uma interação entre todos os órgãos estaduais para conscientizar a população da importância da prevenção ao combate de incêndios florestais. A gente só vai conseguir galgar um patamar melhor em colocações nesses focos com prevenção”, sublinhou. 

O Decreto do Governo do Estado de n° 38.403, que está vigente e válido até 30 de novembro, tem o objetivo de ajudar a conter ocorrências de incêndios e queimadas no Maranhão, fazendo a proibição do uso de fogo para limpeza de áreas agrícolas e afins.