Programa Encontros Regionais fortalece a Justiça do Maranhão
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) encerrou no último dia 13/2, a terceira edição do programa Encontros Regionais, realizado no polo judicial de Barra do Corda. O evento reuniu magistrados, magistradas, servidores e servidoras de 10 comarcas da região, além de facilitadores e facilitadoras com atuação em 15 Pontos de Inclusão Digital (PID’s) do programa Justiça de Todos. Foram quatro dias de programação, com um total de 23 atividades de capacitação, incluindo cursos, palestras, oficinas, workshop comportamental e reuniões técnicas com o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho.
O titular da comarca de Colinas, magistrado Silvio Nascimento, expressou satisfação com o evento e destacou a qualidade das informações apresentadas pelas equipes do TJMA. “Foram trocas de experiências e momentos de aprendizado muito positivos”, afirmou.
Juiz Silvio Nascimento esclarece dúvidas durante os Encontros Regionais
Para a secretária judicial da Turma Recursal Cível e Criminal de Presidente Dutra, Darrya Ckessya, os Encontros Regionais representaram uma valiosa oportunidade de aprendizado sobre novas ferramentas de otimização para o alcance das metas e indicadores, especialmente relacionadas ao prêmio CNJ de qualidade. “Retorno para minha unidade com uma bagagem significativamente maior e com uma compreensão aprofundada sobre a importância dos indicadores do Tribunal de Justiça. Isso nos permitirá aprimorar o trabalho, sempre com o olhar voltado para o cidadão que mais necessita de um serviço de qualidade”, destacou.
Durante a reunião técnica, o presidente Froz Sobrinho destacou as principais ações de sua gestão em andamento, com ênfase nas medidas adotadas para melhorar a atividade fim do Judiciário.
Este é um momento de união, capacitação e aprendizado. Cada um de nós tem um papel fundamental para a entrega de resultados significativos, tanto na ampliação do acesso à Justiça quanto na decisão final e arquivamento dos processos em um tempo razoável”, enfatizou.
Presidente Froz Sobrinho durante reunião técnica ao lado do corregedor da Justiça, juiz e juízas
O programa Encontros Regionais busca fortalecer o diálogo entre a Mesa Diretora, juízas, juízes, servidoras e servidores que atuam nas unidades judiciais. A ação é coordenada pelo Gabinete Itinerante, composto pelo presidente do TJMA, o(a) juiz(a) auxiliar da Presidência, o(a) Diretor(a)-Geral, o(a) juiz(a) assessor(a) de Relações Institucionais da Presidência, o(a) chefe de Gabinete da Presidência, diretor(a) de Segurança Institucional, diretor(a) de Recursos Humanos, diretor(a) de Tecnologia da Informação e Comunicação, diretor(a) de Engenharia e Arquitetura, assessor(a) de Comunicação da Presidência, e assessor(a) Especial de Planejamento e Gestão Estratégica.
Segundo a juíza auxiliar, Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica, a quarta edição dos Encontros Regionais deve acontecer no polo judicial de Caxias, no próximo mês de abril.
CAPACITAÇÃO
Ao longo da semana, magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras foram capacitados em diversas áreas, incluindo:
- Workshop comportamental sobre a importância do servidor público,
- Estratégia e o Prêmio CNJ de Qualidade,
- Tabelas processuais,
- Regularização Fundiária,
- Economia Comportamental,
- Integração Administrativa,
- Sistema Nacional de Adoção,
- Indicadores e metas de produtividade do CNJ,
- Sistema gerador de custas,
- Medida Protetiva de Urgência,
- Sustentabilidade,
- Tecnologia da Informação,
- Defesa Pessoal,
- Sistema Eletrônico de Execução Unificado.
O projeto “Café Parametrizado: Desmistificando Indicadores e Metas” foi apresentado pelo servidor Maycon Silva e pela servidora Camila Tavares, da Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (Coace). A ação busca facilitar o debate e a compreensão dos indicadores e metas estabelecidas pelo CNJ, direcionada para os servidores e servidoras que lidam com os processos judiciais no dia a dia das secretarias judiciais.
O chefe da Divisão de Suporte do Sistema PJe, Diogo Mendonça, apresentou as ações da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Ele explanou sobre o fluxo da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário e descreveu o trabalho desenvolvido para modernizar e melhorar as unidades judiciais da região. “Entre 2023 e 2024 foram destinados 118 novos computadores para as comarcas do polo Barra do Corda, com foco na modernização e aumento de produtividade. Durante os Encontros Regionais, também entregamos 15 tablets novos para uso nos PIDs do Justiça de Todos”, destacou.
O curso sobre o Sistema Eletrônico de Execução Penal (SEEU) foi ministrado pelo servidor Wendel Rodrigues, da Unidade de Monitoramento do Sistema Carcerário (UMF). Ao longo de oito horas, ele abordou as funcionalidade do sistema, apresentou dicas e esclareceu dúvidas com exercícios práticos sobre o preenchimento do formulários de Execução Penal. “Tratamos também dos incidentes, que são tarefas que deixaram de ser realizadas a partir de uma decisão de magistrado ou magistrada. O polo Barra do Corda tem cumprido suas metas, e reforçamos a necessidade de manutenção desse trabalho”, disse.
Durante o curso de Defesa Pessoal, servidores e servidoras receberam instruções teóricas e práticas sobre como agir em situações de risco no cotidiano. O curso foi ministrado pela professora Graça Pedroza, especialista em Defesa Pessoal e faixa preta em Krav Maga e Karatê. A secretária judicial da 1ª vara de Barra do Corda, Jusshara Silva, elogiou a iniciativa dos Encontros Regionais, destacando os benefícios para a sua formação. “Esta semana foi repleta de aprendizados e conhecimentos, culminando com a oficina de defesa pessoal, que nos prepara não apenas para o serviço público, como também para o nosso dia a dia”, destacou.