Primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, CineSolarzinho chega ao Maranhão
Apresentar a magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que chega ao Maranhão e, pela primeira vez, passa pelas cidades de Carutapera (14/11), Luís Domingues (15/11), Cândido Mendes (16/11) e Godofredo Viana (17 e 18/11), com atividades culturais para a população. Por meio do patrocínio da Equinox Gold e apoio das prefeituras, serão exibidos, em áreas públicas, curtas-metragens infantojuvenis, que abordam temáticas ambientais, de igualdade de gênero e de colaboração/diversidade, em parceria com a Ciranda de Filmes. Além disso, haverá a realização de oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade (programação abaixo). Nas sessões, com acesso gratuito e distribuição de pipoca, as pessoas poderão conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem diversas atrações para toda a família.
O CineSolar – que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil – é o primeiro cinema itinerante do Brasil a funcionar com energia limpa e renovável: a solar. O projeto utiliza duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e com o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e de projeção para o cinema
O espaço ainda se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol gera energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade, como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades. “O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga. Fica tudo acessível, e as crianças adoram”, diz a coordenadora e idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario.
O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente nacionais, promover ações e práticas sustentáveis, além da inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e ainda levar alegria a todas as pessoas, com a temática socioambiental. “Os objetivos do CineSolarzinho estão alinhados com o compromisso da Equinox Gold de contribuir ativamente para a transformação positiva das regiões onde estão localizadas as unidades da empresa, posicionando-se como um agente do desenvolvimento local. Por meio do projeto, é possível criar espaços de convivência social e de lazer, em áreas carentes de entretenimento, além de oportunizar o acesso à linguagem audiovisual como fonte de conhecimento”, afirma o vice-presidente de Relações Institucionais e Licenciamento da Equinox Gold, Cesar Torressini.
Oficinema Solar
Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, difundindo práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Em Carutapera e Godofredo Viana, o projeto contempla a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes das comunidades. No encontro, são abordados temas da permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, assim como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todas as ações são gravadas. Assim, um filme é produzido pelos participantes, editado pela equipe do CineSolarzinho no mesmo dia e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local.
“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples e didática, que dialoga, de forma lúdica, com as crianças e jovens da região. Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o projeto CineSolar ajuda o planeta, cumprindo 10 dos 17 ODS e colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alario. A 3ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Equinox Gold e apoio da Unesco, da Ciranda de Filmes, da Prefeitura Municipal de Carutapera, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, da Prefeitura Municipal de Luiz Domingues, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, da Prefeitura Municipal de Cândido Mendes, por meio da Secretaria de Cultura, e da Prefeitura Municipal de Godofredo Viana, por meio da Secretaria de Educação. É realizada pela Brazucah Produções e pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
PROGRAMAÇÃO
Carutapera
Oficinema Solar
Data: segunda-feira (14/11)
Horário: 14h30 às 17h
Local: Unidade Integrada Moacir Heráclito dos Remédios – Rua Firmino Pantoja – Centro
Sessão de Cinema
Data: segunda-feira (14/11)
Horários: 19h – Curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente
20h - Curtas infantojuvenis - Colaboração, comunidade, diversidade e brincar
Entrada: gratuita
Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Praça Augusto Mozetti – Centro
Local em caso de chuva: Quadra Poliesportiva da Escola Moacir Heráclito – Travessa Eustáquio Pantoja – Centro
Luís Domingues
Sessão de Cinema
Data: terça-feira (15/11)
Horários: 18h – Curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente
19h - Curtas infantojuvenis - Colaboração, comunidade, diversidade e brincar
Entrada: gratuita
Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Praça de Eventos – Rua Coelho Neto, s/n – Centro
Local em caso de chuva: Ginásio Esportivo – Rua Coelho Neto, s/n – Centro
Cândido Mendes
Sessão de Cinema
Data: quarta-feira (16/11)
Horários: 18h – Curtas infanto-juvenis – Natureza e meio ambiente
19h - Curtas infanto-juvenis - ODS 5: empoderamento feminino e igualdade de gênero
Entrada: gratuita
Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Praça Senador Cândido Mendes – Rua Luís Domingues, s/n – Centro
Godofredo Viana
Oficinema Solar
Data: quinta-feira (17/11)
Horário: 14h30 às 17h
Instituição: Unidade Escolar Iolanda Costa e Silva – Avenida Teófilo Viana, s/n – Monte Sião
Sessão de Cinema 1
Data: quinta-feira (17/11)
Horários: 19h – Curtas infantojuvenis – ODS 5: empoderamento feminino e igualdade de gênero
20h - Curtas infantojuvenis - Colaboração, comunidade, diversidade e brincar
Entrada: gratuita
Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Rua Aldezira Martins – Aviação
Local em caso de chuva: Sede do Clube São Sebastião – Rua Fulvia Simão Maia, s/n – Bairro do Alegre
Sessão de Cinema 2
Data: sexta-feira (18/11)
Horários: 18h – Curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente
19h - Curtas infantojuvenis - Colaboração, comunidade, diversidade e brincar
Entrada: gratuita
Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Praça de Aurizona – Rua Principal – Aurizona
Sobre o CineSolar
O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Desde julho de 2013, o projeto já realizou mais de 1.300 sessões, com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 476 cidades do país, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e chegando a mais de 200 mil pessoas. Além disso, foram gerados mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada) e ministradas cerca de 400 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica. O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países, como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros. Conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, e apoio das marcas Biowash, Cicloway e Bio 2. O projeto também realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (cerca de 300 árvores já foram plantadas em área de manancial) e promove ações em conjunto à Unesco Representação Brasil e à Unipaz (Universidade Internacional da Paz).
Sobre a Equinox Gold
Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2021, a companhia totalizou uma produção de 602,1 mil onças de ouro.
Sobre a Mineração Aurizona
A Mineração Aurizona S/A (MASA), do Grupo Equinox Gold, está localizada no extremo noroeste do Maranhão, no município de Godofredo Viana, e é a primeira mineração industrial de ouro do estado. Em produção comercial desde 2019, a MASA retomou atividades após quatro anos em cuidados e manutenção. Em 2021, recolheu, aproximadamente, R$ 19,5 milhões em Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), o que representa uma participação em torno de 82% de toda a arrecadação de Cfem do Maranhão. Com lavra em mina a céu aberta, a MASA produziu, no ano passado, 135 mil onças de ouro e empregou mais de 1,6 mil trabalhadores, diretos e indiretos. A mineradora ainda investe, constantemente, em diversos projetos sociais, apoiando as atividades de infraestrutura local, como manutenção de estradas e a construção da nova escola da comunidade de Aurizona.