Plantão

Primeira edição do Conheça o Seu Exército, em São Luís, integrou comunicadores ao ambiente de selva

Uma semana de aprendizado e troca de experiências. Assim foi a primeira edição do Programa Conheça o Seu Exército, realizado pelo Comando Militar do Norte (CMN), em São Luís.

O encerramento, realizado nesta sexta-feira (21), foi marcado pela entrega dos diplomas aos participantes. O evento foi prestigiado por representantes de instituições de ensino do estado do Maranhão e autoridades do Poder Legislativo.

Em suas palavras de agradecimento, o comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24ºBIS) destacou a parceira com a sociedade ludovicense. “Nosso Batalhão sempre entrelaçado com a Sociedade, teve a honra de sediar e mostrar um pouco da nossa história, tradições e raizes, coisas que o Exército faz com muito orgulho e amor.
Durante essa semana mostramos um pouco das nossas capacidades. Nosso maior interesse é que possamos contar a nossa história junto com os senhores”, afirmou.

A cerimônia militar também foi prestigiada pelo chefe da Seção de Comunicação Estratégica do CMN, coronel Sérgio Rendeiro, que acompanhou a execução do Programa.
“O objetivo é fazer com que o Exército seja conhecido em todas as suas vertentes. Mas o programa veio para mostrar que não é só isso. O Exército tem várias oportunidades, trabalhos e amplitude nacional, com diversas portas de entrada”.

Durante uma semana, os participantes viveram uma imersão à rotina do soldado da Amazônia, com instruções típicas do ambiente de selva, entre elas, obtenção de água, fogo e alimento de origem vegetal, além de pista de orientação e ofidismo.

Uma das participantes, a jornalista Darcy Bezerra, volta para a redação com um conhecimento a mais sobre o trabalho desempenhado pela Força Terrestre. “Eu amei o
Programa. Saio daqui com a uma bagagem e uma experiência a mais. Vou colocar em prática nesse final de semana. Tenho certeza de que foi um aprendizado enriquecedor”, destacou.

Já para a representante do poder legislativo, a deputada estadual Mical Damasceno, o Programa é uma oportunidade ímpar de integração com a sociedade. “É uma felicidade participar deste Programa, que é executado pela primeira vez no Maranhão. É para a gente conhecer um pouco desta instituição, saber qual papel do EB. Isso vai estreitar a relação entre a sociedade e essa bela instituição que a gente tanto admira”, finalizou.