Prefeitura recebe Vigilância Sanitária no Complexo do Museu da Gastronomia para viabilizar reabertura do espaço

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), recebeu uma visita técnica da Vigilância Sanitária, nesta semana, no Museu da Gastronomia Maranhense e na Central de Atendimento ao Turista (CAT), para análise da reabertura dos espaços conforme as normas sanitárias vigentes. Esses equipamentos contêm informações, histórias e imagens sobre a capital maranhense, fortalecendo a imagem do destino para os turistas.

Os espaços públicos municipais encontravam-se fechados desde o mês de março de 2020, conforme as recomendações do Governo do Estado em medida à pandemia do novo coronavírus. “No entanto, compreende-se que as atividades estão sendo retomadas gradualmente e precisamos voltar a oferecer um serviço de qualidade aos turistas, respeitando medidas sanitárias estabelecidas pela Vigilância, é claro”, acrescenta o Secretário Municipal de Turismo, Saulo Santos.

A Vigilância Sanitária está trabalhando para minimizar os riscos de contaminação pela Covid nos espaços culturais de São Luís. “Viemos a estes espaços para deixá-los aptos a receberem visitantes. O trabalho de fiscalização é realizado para garantir que todos os protocolos são seguidos, permitindo, portanto, o funcionamento com segurança para os funcionários e os visitantes”, explicou Ambrozina Leite, fiscal sanitária que realizou a visita, juntamente a uma equipe.

A reabertura dos espaços faz parte das ações de 100 dias planejadas pela SETUR, de acordo com as determinações do Prefeito Eduardo Braide. Além disso, outras frentes já estão sendo trabalhadas, como a reformulação e criação de conteúdos para as redes sociais do destino São Luís; novos eventos adaptados ao momento de pandemia; divulgação de São Luís na imprensa local e nacional, dentre outros.

O Museu da Gastronomia

A proposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária local. São Luís é detentora de um imenso valor cultural e seus pratos típicos integram esse conjunto de elementos que fazem da capital maranhense única nesse aspecto.

Tendo como base da sua composição principalmente peixes, mariscos, moluscos e outros frutos do mar, além de uma variedade de produtos naturais, a culinária maranhense é explorada no Museu de Gastronomia para proporcionar ao visitante um mergulho pela cultura local através de seus sabores mais genuínos e da singularidade da preparação de suas iguarias.

Central de Atendimento ao Turista

O espaço fica localizado na Rua da Estrela, no mesmo prédio do Museu da Gastronomia Maranhense, e soma ao espaço por fazer parte de um complexo, onde o turista poderá receber informações sobre a cidade e já ser encaminhado para conhecer a parte expográfica do Museu, além de se informar sobre as oficinas de gastronomia que ocorrem no Centro de Culinária Típica, também instalado no local, podendo conhecer a culinária maranhense de forma mais prática e presencial.