Prefeitura de São Luís leva campanha “Todos na Guerra Contra o Mosquito” ao Anjo da Guarda

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizará, nesta sexta-feira (13), mais uma edição da campanha “Todos na Guerra Contra o Mosquito”. A ação vai mobilizar o bairro do Anjo da Guarda. As equipes irão se concentrar na Praça do Anjo, a partir das 8h.

A campanha tem o objetivo principal conscientizar a população sobre a importância de prevenir e identificar os focos do mosquito para eliminar criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que essas medidas já estão no cronograma de ações prioritárias do prefeito Edivaldo. “Toda semana, os agentes de endemias têm ido aos bairros onde há maior notificação das doenças causadas pelo mosquito, realizando diversos serviços nestas comunidades com objetivo de combater a proliferação do Aedes”, assegura.

CONSCIENTIZAÇÃO

Dados do Ministério da Saúde indicam que 94% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências, por isso as principais medidas realizadas durante os mutirões são visitas às casas, vistorias e a orientação aos moradores. Em toda a área do Anjo da Guarda, serão 350 agentes de endemias para visitar 9.519 imóveis. “Os agentes vão para a rua e agem como um verdadeiro exército de combate ao mosquito. Eles passam de rua em rua, de casa em casa com o intuito de mobilizar os moradores”, explicou o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Pedro Tavares. Durante o mutirão também são feitas vistorias em terrenos baldios, prédios públicos, cemitérios, borracharias, coleta de ‘bagulho volumoso’ – lixo e resíduos diversos.

O carro que faz a nebulização espacial (fumacê) começou, nesta quarta-feira (11), a circular nas ruas e avenidas do bairro. Os moradores do Anjo da Guarda devem colocar os materiais a serem descartados nas calçadas em frente às suas casas, na sexta-feira, no período da manhã, quando o caminhão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semosp) fará o recolhimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *