Prefeitura de São Luís apresenta Central de Videomonitoramento a gestores das forças de segurança

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), apresentou as instalações e equipamentos da Central de Videomonitoramento da capital maranhense, instalada na sede da Semusc, no bairro Alemanha, para gestores da Força de Segurança do Estado do Maranhão, Polícia Federal, Marinha, Exercito e à entidades parceiras como Cruz Vermelha e Defesa Civil Estadual. Com a Central, ferramenta com tecnologia de ponta e imagens em alta definição, o prefeito Edivaldo objetiva contribuir com eficácia na prevenção a atos de vandalismo ao patrimônio público municipal e garantir proteção das pessoas da comunidade que circulam por praças, parques e ruas da capital.

As visitas dos representantes das forças de segurança tiveram início na quarta-feira (9), com o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, e o  comandante da Guarda Municipal de São Luís, Antônio Fonseca, recebendo o secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela; o delegado geral da Polícia Civil, Armando Pacheco, o tenente coronel Baima do Lago, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops); o coronel PM, Ivaldo Barbosa; o tenente coronel Misael Mendes, capelão da PM; e o deputado estadual Yglésio Moyses.

Na ocasião, o secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela, destacou a importância do videomonitoramento para a esfera municipal. “Nós sabemos que o controle eletrônico tem a capacidade de reduzir em mais de 67% só da sua instalação a prática de violência. Há dados que comprovam que há um recuo daqueles que querem cometer delitos e inflações, o que é bom porque permite um recondicionamento do contingente de força policial”, ressaltou Portela.

Já a visita das forças de segurança a nível federal, ocorreu durante a noite de quinta-feira (10) e contou com a presença do superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Renato Madsen Arruda, acompanhado do delegado do setor de armas da PF, Viana de Vasconcelos; do comandante de águas da Marinha, Faro Pinheiro; o coronel Sousa filho, comandante atual do 14 ° BIS,  acompanhando do novo comandante, coronel José Rendeiro; o coordenador administrativo da Defesa Civil do Estado, Tenente Coronel Sandro Amorim; e o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do Estado, Leandro da Silva Costa.

O superintendente da Polícia Federal, Renato Madsen Arruda, disse que Central de Videomonitoramento da Prefeitura é um legado muito importante que a gestão do prefeito Edivaldo deixa à população. “Estamos há três meses aqui, mas agradeço muito a acolhida por parte da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania e parabenizo a gestão pela central que, não tenho dúvidas, veio somar forças e garantir ainda mais segurança à população da cidade”, declarou. 

Na manhã desta sexta-feira (11), as visitas continuaram, com a presença do presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, Carlos Rangel; do vereador da Câmara de São Luís, Raimundo Penha e de representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs). 

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, durante as visitas, agradeceu a presença de todos e destacou que a Central de Videomonitoramento é o um passo importantíssimo para a proteção do patrimônio público municipal e das pessoas da comunidade. “O objetivo de recebermos aqui, os gestores das forças de segurança estadual e federal foi uma forma de estreitar os laços de amizade e também agradecer a parceria que tivemos ao longo da gestão com todos”, afirmou. 

VIDEOMONITORAMENTOO serviço monitora locais de grande movimento previamente catalogados pela Guarda Municipal, como a região do Centro, o Centro Histórico, a extensão da Avenida Beira-Mar, o   Estádio Nhozinho Santos e Parque do Bom Menino, sendo que este último espaço também já conta com um videomonitoramento que integra com imagens, a central instalada na sede da Semusc.

A central conta com 160 câmeras, sendo 30 câmeras do tipo speed dome (moveis), no Centro Histórico e Beira-Mar; 20 câmeras do tipo bulet (fixa), na Centro e Beira-Mar; 86 câmeras do tipo bulet (fixa), espalhadas no Parque do Bom Menino; 20 câmeras do tipo bulet (fixa), no Estádio Nozinho Santos; e mais uma câmera do tipo speed dome (moveis), no estádio.

As imagens capitadas pelas câmeras do videomonitoramento são enviadas diretamente para a central da secretaria e transmitidas em  videowall com seis telas de 55 polegadas com bordas infinitas. No local, por meio de três consoles, guardas municipais podem ampliar, capturar e varrer os espaços das vias públicas alcançadas pelas câmeras para verificar qualquer situação considerada fora do padrão.

O secretário de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, informa que todos os guardas municipais do videomonitoramento receberam treinamento para operar o sistema e tirar o máximo desempenho dos equipamentos.

As novas câmeras que estão localizadas no Centro Histórico têm o alcance de 1 km. Já os equipamentos que ficam na região da Beira-Mar, tem alcance de 300 metros, as do Parque do Bom Menino, tem alcance de 40 metros. As câmeras do Estádio Nhozinho Santos, chegam a 20 metros de alcance.