Prédio do Departamento de Polícia de São Luís é requalificado pelo Nosso Centro

Um casarão do século XIX, tombado como Patrimônio da Humanidade, localizado na Rua da Palma, no Centro Histórico de São Luís, está sendo requalificado pelo Programa Nosso Centro, criado pelo Governo do Estado, que tem por objetivo garantir o desenvolvimento sustentável, conservação e valorização da história da capital maranhense.

Com características tipológicas de influência portuguesa, a edificação foi um importante empreendimento, dada a sua estrutura física e localização em um dos espaços mais conhecidos para o comércio de mercadorias de luxo na história da urbanização de São Luís. O casarão também faz parte da história de criação do Corpo de Bombeiros no Maranhão. Em 1903, o prédio abrigou a primeira Seção de Bombeiros do estado, que nascia com a função de extinguir incêndios que ocorriam na capital maranhense.

Anos depois, em 1941, conforme consta na placa de bronze da inauguração da edificação, o prédio foi reconstruído e adaptado para o uso da Polícia Civil do Estado do Maranhão, ao qual acomodou o 1º Departamento de Polícia de São Luís por anos. Atualmente, o casarão passa por uma requalificação estrutural, trabalho que faz parte de um conjunto de ações estratégicas de valorização de um dos maiores e mais completos conjuntos arquitetônicos do Brasil, que é o Centro Histórico de São Luís.

As intervenções realizadas no casarão compreendem demolições de algumas paredes consideradas fora da estrutura original do imóvel, remoções de reboco, revisão de toda cobertura do prédio, troca de todo madeiramento e estrutura metálica da edificação, entelhamento e encaliçamento da cobertura. Também estão sendo executadas a substituição das calhas, nivelamento de piso, limpeza e recuperação de ladrilho hidráulico, instalação de uma nova laje em estrutura pré-moldada, construção de escada, demais serviços de alvenaria, vedações, reboco, revestimento e pintura.

Todos esses serviços são executados para dar uso ao prédio sem deixar de preservar seu valor histórico, que possui forte influência da colonização portuguesa.

A restauração do casarão está sendo executada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) de forma sustentável, garantindo mais qualidade de vida para quem reside no entorno da obra. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$4 milhões de reais. A obra gerou cerca de 30 empregos formais e informais. A entrega está prevista para abril de 2022.

O secretário da Secid, Márcio Jerry, destacou a importância do programa. “O Nosso Centro é um ativo muito importante que o governador Flávio Dino oportuniza. Essa iniciativa faz parte de um conjunto imenso de atividades para repaginar e dinamizar a região central da cidade e preservar nossa história. O resultado desse trabalho é um ganho social e cultural”.