Pensar no futuro é agir agora

A campanha Clean Up the World, o dia mundial de limpeza de praias e rios, acontecerá em São Luís, nos dias 14,15 e 16 de setembro, sendo que o Clean up day, acontecerá no domingo (16), com a participação de voluntários do Programa Energia do Bem da Cemar.

Com o tema “Vamos combater a poluição plástica”, a proposta da campanha que acontece também em 130 países, é mobilizar cidadãos e instituições para os cuidados com o meio ambiente, em especial alertar quanto ao uso e descarte inadequado de resíduos sólidos. A ação acontecerá na praia do Olho d’Água, iniciando na prolongação da Litorânea a partir das 09h.

Todos os resíduos recicláveis coletados pelos voluntários da Cemar serão entregues ao projeto Ecocemar, que também participará dessa grande ação. O projeto da Cemar, também, visa incentivar a cultura da reciclagem e da sustentabilidade em todo o Maranhão. Já são mais de 120 mil pessoas cadastradas no projeto, que somam mais de 22 mil toneladas de resíduos recicláveis coletados, como papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak, entre outros, que geraram mais de 1 milhão de reais em descontos na conta de energia de residências e instituições sem fins lucrativos.

Para Jeane Pires, coordenadora do Programa Energia do Bem da Cemar, é necessário cuidar do bem comum que são as praias, fazendo o descarte correto de lixos, para não afetar o  meio ambiente. “Por ser um lugar público para lazer, é  importante que todos zelem pelas praias, utilizando de forma consciente e fazendo o descarte de lixo corretamente, assim manteremos o meio ambiente conservado para essa geração e para as gerações futuras”.

O Clean Up the World, acontece desde 1994 e agrega mais 35 milhões de voluntários, que dedicam um dia do ano para fazer a coleta de resíduos em praias e rios. Além de fazer a limpeza simbólica da praia, será uma maneira de chamar atenção da população para a importância de ocupar espaços públicos, preservando e fazendo a destinação correta do lixo.

 

Assessoria de Imprensa da Cemar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.