Parque Botânico da Vale: Um parque para apreciar

A flora é rica em diversidade. São mais de 150 espécies como o pau marfim, o pequi, o angelim e a sumaúma, além dos buritizeiros e juçareiras que produzem frutos bastante apreciados na culinária maranhense. Durante o passeio, alguns visitantes se surpreendem ao perceber a presença de animais como o macaco prego, o macaco capijuba, bicho-preguiça, cutia, tatu peba e o tamanduá mirim. Toda essa riqueza é encontrada no Parque Botânico construído pela Vale na região Itaqui Bacanga, em São Luís.

O espaço revela, em números, que a população local e de outras cidades vem marcando presença nas programações, não apenas pela natureza exuberante, mas também pela agenda de atividades que oferece mensalmente a seus visitantes. E falando em visitas, o local já registrou desde a sua inauguração em 2008 mais de 900 mil visitantes. O público é bem diversificado, mas foram as crianças que mais marcaram presença nos 405 eventos já realizados.

Outra importante função que o Parque Botânico Vale exerce é a de promover atividades com foco em educação ambiental. Quem participa consegue compreender melhor de que forma pode contribuir com a preservação do meio ambiente e conservação dos recursos naturais e aprende sobre o quão importante é o envolvimento de cada um nesse processo. Por meio do seu Programa de Educação Ambiental, os orientadores ambientais já capacitaram 1.136 alunos de escolas públicas; as demais atividades realizadas pelo Parque em comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás alcançaram mais de 20 mil participantes em três anos.

Pensando no futuro, o local mantém seu foco voltado para o bom atendimento ao público, planejanto sempre novas atividades de lazer, cultura, educação e saúde. O acesso ao Parque Botânico Vale é gratuito e está disponível para pessoas de todas as idades. Trilhas ecológicas, trilha dos sentidos, exposições e oficinas estão no catálogo de opções que o espaço disponibiliza. A visitação pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 8h às 16h e o contato para tirar dúvidas e fazer agendamento é o (98) 3218-6245. O Parque Botânico fica na Avenida dos Portugueses, sem número, Anjo da Guarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.