Pacientes da Rede Cuidar destacam a importância do serviço para quem apresenta sequelas da Covid-19

“Os serviços oferecidos pela Rede Cuidar, para nós que ficamos com sequelas depois de vencer a Covid-19, são muito importantes.  É muito bom chegar em um lugar e ter um atendimento específico para o seu problema”, relata dona Maria das Graças Pereira, 65 anos, uma das pacientes atendidas pela Rede Cuidar em São Luís. Entregue na última semana pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Rede Cuidar garante, de forma gratuita, assistência através de serviços médicos especializados, aos pacientes que apresentam sequelas em decorrência da Covid-19. 

A aposentada conta que teve a doença no início deste ano e precisou ficar internada por seis dias por conta da baixa saturação. Após se curar da doença, dona Maria conta que continuou sentindo o cansaço. Além disso, ela relata dores nas pernas e insônia. Ela destaca a rapidez com que foi atendida no serviço.  

“A marcação da consulta foi muito fácil, eu agendei pelo WhatsApp na sexta-feira (23) para ser atendida nesta segunda (26). O atendimento foi nota dez; já fiz meus exames de laboratório e já agendei a tomografia. É bom chegar em um lugar e as pessoas já saberem o motivo da sua vinda”, elogia a aposentada.

Outra usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) que procurou o serviço foi a Maria de Nazaré, 42 anos. A dona de casa teve Covid no mês de fevereiro deste ano, não precisou de internação, mas apresentou várias sequelas após superar a doença.

“Dor de cabeça, dor nas costas, cansaço, taquicardia e inchaço, sinto tudo isso. Eu aconselho as pessoas que estão com sequelas a procurar o serviço. Nos curamos da Covid entre aspas, pois as sequelas ficam e nós não sabemos como seguir em frente. Espero que a minha situação se resolva, pois quero muito voltar a minha vida normal”, deseja Maria de Nazaré. 

A unidade da Rede Cuidar em São Luís conta com quatro salas para consultórios, sendo duas salas para clínicos gerais e outras duas nas demais especialidades, além de sala de coleta e sala de triagem. O paciente, após a consulta, pode fazer os exames na própria unidade de saúde. São oferecidas consultas em Cardiologia, Neurologia, Pneumologia, Endocrinologia, Psicologia e Psiquiatria, além de atendimento multiprofissional com nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. 

A psicóloga Patrisandra Corrêa explica que as sequelas pós-Covid podem se dar em níveis físicos, sociais, emocionais e cognitivos. “No aspecto emocional, o que temos observado é a ansiedade, humor deprimido, insônia, irritabilidade e, nos aspectos cognitivos, estão sendo afetados principalmente a memória, concentração, raciocínio. Por isso, é muito importante ter esse acompanhamento psicológico. Aqui, nós oferecemos também atendimento para os familiares que perderam algum ente querido”, destaca a profissional.  

Fluxo de atendimento

O Ambulatório da Rede Cuidar em São Luís funciona no anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), atendendo das 8h às 12h e das 14h às 18h, e os agendamentos de consultas podem ser feitos através do WhatsApp (98) 99161-9028 ou presencialmente, na própria recepção do Centro de Reabilitação da Rede Cuidar na capital.  

De acordo com o diretor administrativo do HCM, Octávio Campos, o processo de atendimento é simples e as marcações das consultas são feitas pelo WhatsApp, justamente para facilitar os agendamentos e evitar que o paciente se desloque até a unidade. “Por meio desse canal é realizado o agendamento da consulta com o Clínico Geral e é solicitado ao paciente alguns documentos para facilitar o atendimento.
Documentos do período de internação, exames e outras informações médicas para evitar que ele tenha que fazer alguns exames, caso ele já tenha feito recentemente”, diz o diretor. 

Chegando na unidade, no dia e horário marcados, o paciente faz um cadastro na recepção, segue para a triagem onde são aferidos os sinais vitais e segue para a consulta com o clínico geral. Caso o paciente necessite de exames laboratoriais, eles são feitos na própria unidade. Já os exames de imagem são agendados e realizados no prédio do HCM. Após os resultados dos exames, é feito o retorno da consulta com
o Clínico Geral e o paciente é direcionado para as especialidades necessárias.  

A Rede Cuidar também conta com atendimentos no Hospital Macrorregional de Imperatriz e nas Policlínicas de Santa Inês e Presidente Dutra.