Obras do Centro de Hemodiálise de Balsas avançam na região do Sul do Maranhão

O Governo do Estado segue avançando com obras para reforçar o suporte para tratamento de pacientes que sofrem com doença renal crônica e necessitam de assistência para realizar sessões de hemodiálise. Uma delas acontece no Centro de Hemodiálise de Balsas, que está sendo construído para atender parte da demanda do Sul do Maranhão. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, vistoriou a obra durante visita à região Sul do Maranhão na última quinta-feira (23) e destacou a importância do equipamento. “A intenção é entregar o Centro ainda neste segundo semestre. Ele servirá para acabar de uma vez por todas com o sofrimento de quem precisa fazer esse tratamento na cidade de Balsas e região, e precisa se deslocar por muitos quilômetros até Imperatriz ou mesmo morar em outras cidades para realizar esse tratamento”, disse. 

O gestor complementa. “Nós sabemos que a ampliação dos Centros de Hemodiálise é uma marca do governo Flávio Dino, e agora nós trazemos pela primeira vez o serviço de diálise para o sul do estado do Maranhão”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.  

O novo Centro de Hemodiálise irá beneficiar pacientes dos 13 municípios da regional de Balsas, possibilitando a descentralização do serviço. Segundo o diretor geral do Hospital Regional de Balsas, Eliabe Wanderley de Aguiar, o Centro de Hemodiálise, que funcionará nas dependências do hospital, irá garantir a oferta de assistência renal à região.

“Vamos poder assistir de 60 a 90 pacientes diariamente com o novo Centro de Hemodiálise. Trata-se não só de um serviço como também de um sonho colocado em prática, um desejo de muitos maranhenses, sendo oferecido em forma de serviço para quem de fato necessita”, ressaltou o diretor. 

Atualmente, o Hospital Regional de Balsas oferece assistência em hemodiálise aos pacientes internados em leitos de UTI, entre eles os diagnosticados com a Covid-19. Dispondo de duas máquinas portáteis, a intenção é garantir o início da oferta do serviço que será continuado pelo futuro Centro de Hemodiálise de Balsas. 

Ampliação

O aumento da oferta de cadeiras de hemodiálise em todo o Maranhão é mais uma das ações propostas pelo Estado para evitar grandes deslocamentos dos pacientes para realizar as sessões. Neste sentido, o Centro de Hemodiálise de Pinheiro, que já está com as obras em fase final, deve ser entregue em agosto.

Até o final do ano, o Governo do Estado terá serviços de diálise para pacientes renais crônicos instalados em oito cidades, localizados em São Luís, Bacabal, Caxias, Açailândia, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e Balsas, além do pactuado com a cidade de Floriano (PI) para atender a Região de São João dos Patos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *