O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Nove mitos e verdades sobre a saúde para quem vai aproveitar a folia de Carnaval

Professor da Afya Faculadade de Medicina de Santa Inês esclarece algumas dúvidas que surgem durante esse período festivo

Santa Inês, 19 de fevereiro de 2025 – O Carnaval começa oficialmente em março, mas a folia já está a todo vapor com os bloquinhos que acontecem neste mês de fevereiro. Para quem quer aproveitar a festa com responsabilidade, é sempre bom esclarecer dúvidas sobre a saúde. O professor Carlos Dias, médico de Família e Comunidade e docente da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Santa Inês, desmistifica algumas crenças comuns nesse período festivo e dá orientações sobre como curtir o Carnaval de forma saudável.

Confira o que é mito ou verdade sobre a saúde no Carnaval

1) Beijar várias pessoas diferentes aumenta o risco de contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)?

Mito: beijar várias pessoas diferentes não aumenta o risco de ISTs, que ocorrem durante relações sexuais. No entanto, pode aumentar o risco de transmissão de herpes labial.

2) Beber grandes quantidades de água antes de consumir álcool ajuda a prevenir a ressaca?

Mito: beber água antes não previne a ressaca, mas ajuda a diminuir os efeitos da desidratação causada pelo álcool, reduzindo os sintomas da ressaca, embora não os elimine.

3) Existe alguma forma de “limpar” o organismo mais rápido após o consumo excessivo de bebida alcoólica?

Mito: não existe nenhum remédio ou substância que acelere a metabolização do álcool. A ressaca é consequência do processo natural de metabolização hepática.

4) Comer em barraquinhas de rua durante a folia aumenta o risco de infecção alimentar? O que observar antes de consumir?

Mito: comer em barraquinhas não aumenta o risco, desde que o local tenha boas condições de higiene. Observe a limpeza do ambiente e se estão sendo utilizados utensílios adequados, como luvas. A exposição prolongada dos alimentos pode aumentar o risco de contaminação.

5) Sair gripado para aproveitar o Carnaval pode facilitar a transmissão do vírus para outras pessoas, no bloco?

Verdade: se você está gripado, pode facilmente transmitir o vírus, especialmente com contato próximo, como abraços, beijos ou compartilhamento de copos. O ideal é ficar em casa ou, se for sair, usar máscara.

6) Usar glitter e sprays coloridos pode causar alergias ou problemas respiratórios?

Verdade: glitter e tinta para o rosto podem causar alergias, especialmente em pessoas com pele sensível ou dermatite atópica. Os problemas respiratórios, embora menos comuns, também são possíveis com o uso de sprays. Prefira produtos de boa qualidade, específicos para uso na pele, e aplique-os em locais bem ventilados. Hidratantes e protetor solar ajudam a reduzir o impacto desses produtos na pele.

7) Tomar energéticos misturados com bebidas alcoólicas pode ser perigoso para a saúde?

Verdade: a mistura de álcool e energético pode aumentar o risco de arritmias cardíacas e de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O consumo excessivo desses produtos pode intensificar esses riscos.

8) O calor intenso e a exposição prolongada ao sol podem causar desidratação e insolação?

Verdade: para prevenir, beba muita água e reaplique protetor solar várias vezes ao longo do dia. A exposição prolongada ao sol pode causar desidratação e insolação, sendo essencial se proteger adequadamente.

9) É possível contrair IST apenas com o contato com fluidos como saliva e suor durante a folia?

Mito: beijos, suor e saliva não transmitem ISTs como sífilis, hepatite e HIV. Contudo, fluidos como sêmen e fluidos vaginais podem transmitir infecções. Durante o sexo, o uso de preservativo é a melhor forma de proteção, incluindo no sexo oral.

Este Carnaval, aproveite a folia com consciência e cuidados para garantir momentos de diversão sem comprometer a saúde.