O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Nova edição do edital PPSUS-MA será lançada durante webinário nesta segunda-feira (17)

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), realiza nessa segunda-feira, 17, o Webinário da Chamada PPSUS-MA, marcando lançamento da 8ª edição do edital do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).

O edital, que tem parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vai destinar recursos de R$ 1,8 milhão para financiamento das pesquisas na área da saúde. O objetivo é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos que contribuam com soluções concretas para as prioridades de saúde do estado.

O webinário ocorrerá às 10h. O link de acesso à sala https://meet.google.com/gdu-wkag-wci será liberado a partir das 9h45.  

Pesquisadores e profissionais da saúde de todo o Maranhão, interessados em projetos de pesquisa aplicada ao Sistema Único de Saúde (SUS), estão convidados a participar do lançamento e tirar dúvidas sobre o programa.

O presidente da Fundação, Nordman Wall, será anfitrião do evento, que terá participação da diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do ministério, Mônica Felts, do coordenador geral de Ciências da Saúde e Biociências do CNPq, Gilberto Souza e de representante da Secretaria de Estado da Saúde. 

Nordman Wall avalia a relevância do momento para apresentar a chamada e ampliar a participação dos pesquisadores. “A pesquisa em saúde no Brasil enfrenta desafios específicos, que variam conforme o perfil das diferentes regiões, e necessita, também, de abordagem e solução direcionadas aos problemas e demandas locais. Este edital possibilita o apoio a projetos com esta finalidade, e no evento iremos orientar e explicar aos interessados como participar e contribuir com propostas que possam auxiliar na formulação de políticas para solucionar problemas neste segmento”, ressaltou.

A programação terá participações dos representantes do Ministério da Saúde e CNPq, que darão sua contribuição para incentivo à adesão dos pesquisadores e profissionais ao edital, conferindo uma ampla visão da importância desta oportunidade no cenário nacional.

Em seguida, o professor Rui Miguel Gil da Costa Oliveira, do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), compartilhará sua experiência como participante da 7ª edição do programa PPSUS. “Participar da Chamada PPSUS foi fundamental para o avanço de nossa pesquisa. O apoio do programa permitiu que tivéssemos resultados concretos aplicáveis ao nosso contexto local e, potencialmente, ao Sistema Único de Saúde. Com este evento, a Fapema demonstra a importância da continuidade de iniciativas como o PPSUS para avanço da saúde pública”, reitera.

Conduzindo apresentação sobre o histórico do PPSUS no estado, o coordenador de Convênios da Fapema, Vinicius Martins, irá destacar o impacto das edições anteriores. “A cada edição, o programa PPSUS evolui, alcançando mais pesquisadores e, consequentemente, mais comunidades, com a finalidade de aprimorar os serviços de saúde”, afirmou.

Já a coordenadora de Editais da Fapema, Nilviane Pires Silva, irá detalhar mudanças e atualizações da nova edição da chamada. “Será mais uma oportunidade de inovação e aprimoramento para a saúde no Maranhão, com apoio a pesquisas científicas que impactem diretamente a saúde pública do nosso estado”, acrescenta.

O Webnário também trará orientações do processo de submissão de projetos. Será apresentado tutorial em vídeo sobre como submeter propostas para a Fapema, seguido de explicação detalhada sobre o Sistema de Informação de Submissão de Projetos de Pesquisa e Inovação em Ciências e Tecnologia (SISC&T), com orientação do assessor técnico do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, José Eloy.

O tutorial vai orientar os pesquisadores sobre o preenchimento adequado das propostas. Haverá, ainda, momento para perguntar e tira-dúvidas, proporcionando interação direta entre os participantes e organizadores.