O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

MPMA realiza evento alusão ao Mês da Segurança Institucional

O Ministério Público do Maranhão realizou, na manhã desta segunda-feira, 4, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital, o evento “MP + Seguro: Atitude Digital, Proteção Institucional. Você nas redes é o MP em evidência. Poste com consciência”.

A iniciativa, alusiva ao Mês da Segurança Institucional, teve como foco as boas práticas de conduta digital, proteção de dados e valorização da imagem institucional.

As atividades foram abertas pelo promotor de justiça Luiz Muniz Rocha Filho, que está à frente da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão. Luiz Muniz deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância das discussões para a instituição.

“Todo o Ministério Público brasileiro, durante o mês de agosto, promove atividades reforçando essa cultura de segurança institucional. Estamos iniciando hoje essa programação, que vai se estender por todo o mês, e escolhemos esse tema para iniciar essa discussão, introduzir esse conhecimento, para que membros e servidores possam refletir e ter melhores práticas quando estiverem em ambientes digitais”, explicou o coordenador da Caei.

A primeira palestra do evento teve como tema “Mitigação de Riscos Online” e foi ministrada pelo delegado Alessandro Barreto, vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Em seguida, o promotor de justiça Gilberto Costa de Amorim Júnior, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) falou sobre “A Proteção da Imagem Institucional e de seus Integrantes na Sociedade da Informação”. Gilberto Amorim é coordenador de Segurança Institucional e Inteligência do MPBA desde 2020, além de membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), atuando como vice coordenador do Comitê de Políticas de Segurança Institucional (CPSI).

A última atividade do evento foi uma apresentação da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência do MPMA, na qual membros e servidores tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura existente, áreas de atuação e os serviços realizados em prol da atuação estratégica e segurança da Instituição.

Esta apresentação foi realizada pelo promotor de justiça Luiz Muniz; pela major Regina Gomes, chefe da seção de Segurança Institucional da Caei; além do tenente-coronel Ronner e do capitão Fábio, integrantes da coordenadoria.

De acordo com a major, o Mês da Segurança Institucional está inserido no programa “MP + Seguro”, do CNMP, e busca fortalecer, em todas as unidades ministeriais brasileiras, as orientações para criar uma consciência e uma cultura de segurança institucional no âmbito das instituições. “Além da segurança digital, cursos e treinamentos serão oferecidos focando na segurança de áreas e instalações, de pessoal, do material e da informação”, afirmou Regina Gomes.