Giro de Noticias

SÃO LUÍS – MPMA promove entrega de mudas de árvores nativas

Dezenas de mudas de árvores nativas foram distribuídas na tarde desta quarta-feira, 30, no Parque do Rangedor (Calhau), em São Luís, em uma ação do programa Integrar e Florescer desenvolvido pela Comissão de Gestão Ambiental do Ministério Público do Maranhão. A atividade foi alusiva à festa Anual das Árvores, comemorada no Maranhão no mês de março, e teve o objetivo de contribuir para a arborização da capital.

Mudas de ipê, pitanga e cupuaçu foram entregues gratuitamente a pessoas que passavam pelo local, destinado à prática de atividades ao ar livre. As plantas foram doadas ao MPMA pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Luís e pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Primeira autoridade a se pronunciar durante a abertura da atividade, a subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos, Regina Leite – que representou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau – além de ter enfatizado as qualidades dos trabalhos efetivados pela Comissão de Gestão Ambiental, destacou o bem-estar proporcionado pelas árvores nas cidades. “A árvore é um recurso fundamental da natureza para a manutenção da qualidade de vida, principalmente dos grandes centros urbanos, que além de diminuir a poluição, reduz a temperatura, serve de moradia para diversas espécies e evita a erosão do solo, deixando o ambiente muito mais salutar”, declarou.

A presidente da Comissão de Gestão Ambiental, procuradora de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa, agradeceu a todos os presentes e àqueles que contribuem com os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Ambiental e explicou os objetivos da atividade. “Estamos aqui para comemorar a Festa Anual da Árvores, instituída na última semana de março, promovendo a entrega de mudas nativas, doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Universidade Estadual do Maranhão”.

Também presente, o promotor de justiça Cláudio Rebêlo Alencar, titular da 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de São Luís, agradeceu a Comissão de Gestão Ambiental pela realização da atividade e destacou a contribuição das instituições parceiras do programa, especialmente a Uema e a secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Ações desse tipo podem parecer pequenas, mas contribuem para uma mudança de comportamento, porque são inegáveis as inúmeras contribuições proporcionadas pelas árvores, incluindo o efeito psicológico de bem-estar. Além disso, trabalhamos em parceria para melhorar o planejamento da arborização urbana de São Luís. É importante plantar e preservar”, acrescentou.

QUALIDADE DE VIDA

Representando a Uema, instituição parceira do MPMA no desenvolvimento de ações de proteção do meio ambiente, a professora Ariadne Rocha, do Centro de Ciências Agrárias, também parabenizou a iniciativa. “Esse momento simbólico destaca a importância do elemento árvore para a vida de todos nós. Que a gente possa levar essa mensagem de incentivo ao plantio das espécies nativas, ao cuidado com a arborização da nossa cidade em favor da melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e dos outros seres que coabitamos”.

Do MPMA, também estiveram presentes os promotores de justiça Lúcia Cristiana Chagas (chefe da assessoria especial da PGJ), José Lucíolo Gorayeb (integrante da Assessoria Especial da PGJ), Joaquim de Souza Júnior (coordenador do Escritório de Proteção de Dados Pessoais) e Alessandra Darub (chefe do gabinete da Corregedoria-Geral do MPMA).

Igualmente compareceu à atividade a secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima.

O jovem João Gabriel, 20, que passava de bicicleta pelo Parque do Rangedor, foi um dos que recebeu uma muda de ipê oferecida pelo programa. Outro que ganhou foi o Cabo Medeiros, integrante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Ambos elogiaram a iniciativa do Ministério Público do Maranhão.