Mostra coreográfica encerra ano letivo do programa de ballet da Prefeitura de São Luís

Uma mostra coreográfica do programa Dançando e Educando da Prefeitura de São Luís, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), marcou o encerramento do ano letivo dos dois polos onde as aulas de ballet clássico integram a matriz curricular de meninas de 6 a 14 anos, alunas da Creche Maria de Jesus Carvalho, polo Camboa, e da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Estudante Edson Luiz de Lima, polo Gancharia, na região Itaqui-Bacanga. A mostra, que foi prestigiada pela primeira-dama, Camila Holanda, idealizadora e coordenadora do programa; aconteceu na tarde desta quinta-feira (17), no Teatro João do Vale, no Centro Histórico, e obedeceu a todos os protocolos sanitários que requer o momento.

“As aulas desse ano foram prejudicadas por causa da pandemia, mas, passado o período mais crítico, a gente conseguiu voltar com as aulas práticas para as alunas de mais idade, já as menores tiveram de seguir com as aulas on-line. Mesmo com tudo isso, elas conseguiram aprender muito do que foi passado e essa mostra é nada mais que uma prestação de contas do que elas aprenderam. E isso representa não só o encerramento do ano letivo, mas, principalmente, um sonho que todo artista tem de subir ao palco e se apresentar, de ter aquela sensação de friozinho na barriga e ver que, no final, deu tudo certo”, destacou a primeira-dama, Camila Holanda.

Mesmo com a plateia do teatro praticamente vazia, por causa dos protocolos sanitários adotados pela equipe técnica que organizou a mostra, o grupo de bailarinas deu um show para aqueles que puderam estar presentes, como pais e mães – que tiveram de usar máscara de proteção durante todo o tempo. Com o aparato a que todo artista tem direito, as alunas do Dançando e Educando conseguiram executar o espetáculo como planejado e como se estivessem diante de um grande público, demonstrando, a cada passo, aptidão ao ballet profissional que tanto almejam seguir no futuro e encerraram em grande estilo mais um ano letivo programa que, este ano, alcançou mais uma área da capital.

NOVO POLO

O programa Dançando e Educando teve suas atividades iniciadas no polo Camboa em 2016, no último ano da primeira gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que realizou mais investimentos para que pudesse, em sua segunda gestão, implantar mais um polo na capital maranhense, desta vez na Gancharia, bairro localizado na região Itaqui-Bacanga, uma das mais populosas da cidade.

As instalações para a realização das aulas no novo polo foram estruturadas na U.E.B Estudante Edson Luis de Lima. Nela, em uma sala ampla, foi instado piso flutuante, tipo especial para que os alunos possam praticar a dança com segurança. Também foram instaladas barras de aço fixas e móveis para auxiliar nos movimentos e as paredes também foram revestidas com espelho.

DANÇANDO E EDUCANDO

O programa atende crianças da rede municipal de ensino proporcionando aulas de ballet clássico, aulas que desenvolvem a musicalidade, disciplina, foco, interação e cultura. Trata-se de uma atividade desenvolvida no contraturno escolar, possibilitando que as crianças tenham uma atividade física e educativa, preenchendo o seu tempo de forma produtiva e adequada.

Desde a criação, o projeto beneficia cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino e até então mantinha apenas um polo, com sede na U.E.B. Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, em uma sala preparada e adaptada para as aulas. Com a ampliação do programa para a região Itaqui-Bacanga, o Dançando e Educando passou a contar com dois polos.