Giro de Noticias

MOB vistoria pontos para implantação de videomonitoramento na Estrada do Araçagi

O presidente da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney, vistoriou os pontos onde serão instalados o sistema de videomonitoramento, na MA-203, Estrada do Araçagi, nesta quarta-feira (2). Os equipamentos têm grande capacidade de alcance e resolução, na captação de imagens. A implantação do sistema é fruto de parceria entre MOB e Detran-MA.

“As câmeras vão reforçar a segurança ao longo da via, tornando mais facilitada a identificação de irregularidades no trânsito e somando para a redução de acidentes. É uma medida que vai contribuir para preservarmos a vida de condutores e pedestres”, pontuou o presidente Adriano Sarney.

A medida vai garantir mais segurança no trânsito da região e celeridade às ações rotineiras no disciplinamento do tráfego. A partir das imagens captadas, será possível identificar, em tempo real, situações de irregularidade e que estejam dificultando o fluxo normal de tráfego. Isso facilitará a ação dos órgãos de trânsito para verificar a ocorrência e adotar as medidas necessárias, no sentido de fazer fluir o tráfego.

O sistema de videomonitoramento é dotado de câmeras com internet de fibra óptica, possibilitando melhor operação, mais qualidade de recepção e com monitoramento automático. O equipamento realiza movimentação remota com direção horizontal e vertical, além de possuir sistema de zoom muito preciso. Isso possibilita que, através de uma mesa de controle, os técnicos possam verificar, com detalhes, qualquer alteração irregular de trânsito.

Restauração de Iemanjá

Adriano Sarney também acompanhou o trabalho de retirada da imagem de Iemanjá, que estava instalada na nova extensão da Litorânea, nesta quarta-feira (2). A peça já está no ateliê do escultor José Eduardo Sereno, onde será restaurada. O rosto, pescoço e vestimenta serão reconstruídos e a previsão é que o procedimento seja concluído em 20 dias.

Ainda no local, foi realizado mapeamento de ponto para implantação de câmera de videomonitoramento, que vai garantir maior segurança à imagem. “A MOB segue acompanhando o caso, prestando o devido apoio às instituições representativas de matriz africana e reitera seu repúdio a atos desta natureza”, frisou Adriano Sarney. A câmera ficará em poste central e vai beneficiar também, os ocupantes dos quiosques na área, além de contribuir para reduzir acidentes, que são constantes no trecho.

A imagem foi vandalizada no último domingo, ficando com o rosto e pescoço destruídos. O ato é tratado como intolerância religiosa e está sob investigação da Delegacia de Crimes Raciais, Delitos de Intolerância e Conflitos Agrários.