Membros e servidores do MPMA participam de doação de sangue para o banco do Hemomar

Membros, servidores e funcionários do MPMA participaram nesta quarta-feira, 31, da doação de sangue promovida em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. A ação na PGJ contou com a utilização da unidade móvel do hemocentro juntamente com 18 profissionais de saúde que compõem a equipe.

A procuradora-geral em exercício, Regina Maria da Costa Leite, visitou o centro de doações instalado no espaço laboral e elogiou a ação solidária. “É com grande satisfação que me encontro aqui ao lado de todas essas pessoas colaborando com a doação que ajuda a salvar vidas”.

A coordenadora de coleta externa do Hemomar, Valma Costa, agradeceu a parceria do MPMA que, além de aumentar o estoque de sangue, também se constitui em um gesto de gratidão e amor ao próximo. Ela explica que no dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, quando é esperado que, com as ações externas, a população se conscientize da importância da doação voluntária e que aumente o número de doadores.

Em razão das festas juninas, o estoque de sangue tende a diminuir.  “O banco de sangue do Hemomar sempre está precisando de doações, porque o número de pessoas que necessitam de sangue é sempre maior do que o de doadores”, ressaltou.

Para o promotor de Justiça Fernando Berniz, que participou da doação, campanhas como essa são fundamentais, principalmente quando capitaneadas pelo Ministério Público. “Pela pouca quantidade de bancos de sangue no Estado, isso deveria ser uma constante para fomentar a doação. Em 24 horas recuperamos o sangue que foi doado, e uma bolsa dessa pode salvar muitas vidas, portanto, para mim é gratificante participar dessa ação”, afirma.

Ângela Madeiro Gomes, assessora da 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde de São Luís, também aproveitou a oportunidade para realizar sua segunda doação. “Sempre tem alguém precisando. Então, não custa nada, não dói e somos bem tratados, além de salvar vidas”, observa.

DOAÇÃO

Cada bolsa doada corresponde a 450ml de sangue, ato solidário que pode salvar até quatro vidas. Além disso, a doação voluntária garante ao doador uma declaração de dispensa do trabalho no dia e uma folga laboral para os próximos 12 meses. Até pouco antes do encerramento da ação na PGJ, 35 doações tinham sido registradas.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50kg, estar bem alimentado e não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável legal e maiores de 60 anos precisam ter realizado a primeira doação antes dos 60.