Giro de Noticias

Maranhão terá Residência Profissional em Ciências Agrárias

O governador Flávio Dino anunciou nesta quinta-feira (18) a criação do Programa de Residência Profissional em Ciências Agrárias. Inicialmente, o programa ofertará 100 vagas para profissionais formados no máximo há 2 anos das áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O programa de residência será coordenado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

O objetivo é colocar o profissional formado no Maranhão em atividade do agronegócio dentro do estado. Ou seja, assim como ocorre em uma residência médica, o recém-formado entra em um hospital para aprimorar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades, da mesma forma nas Ciências Agrárias, assim como Zootecnia, engenheiros agrônomos, veterinários, engenheiros de pesca inseridos no programa terão acesso a tecnologias que provavelmente não tiveram na graduação para aprimoramento dos seus conhecimentos.

Os alunos recém-formados receberão orientação técnica por meio da Secretaria de Agricultura, e orientação acadêmica via UEMA. O programa de residência também passa a ser uma pós-graduação dentro da universidade, na qual o estudante sairá com um título no final do projeto e terá que apresentar seu relatório de aprendizado.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Sérgio Delmiro, “o mercado do agronegócio do estado está em plena expansão e é importante também que os profissionais formados no estado tenham acesso a todas essas cadeias produtivas que estão em desenvolvimento. Nós vemos que muitas vezes os profissionais acabam vindo de outros estados e nosso objetivo é de inserir o profissional formado nas nossas univer