Maranhão será certificado pelos mais de 100 mil cursos realizados por reeducandos do Sistema Prisional

No Maranhão, o acesso à educação é um pilar fundamental na ressocialização das pessoas privadas de liberdade, sendo ela uma ferramenta de reintegração social, desde a educação básica, educação de jovens e adultos, perpassando pela educação profissional e tecnológica até o ensino superior. 

Neste sentido, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), alcançou mais um resultado memorável para a educação no Sistema Prisional. 

Nesta sexta-feira (12), às 10h, na Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 2 (UPSL2), o Maranhão receberá, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e do Instituto Mundo Melhor, a certificação pelos mais de 100 mil cursos realizados por pessoas privadas de liberdade no estado, por meio do IMM. 

A cerimônia contará com a presença do Presidente da Ajufe e do Coordenador do Projeto junto à associação, Dr. Rafael Wolff; do titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, entre outras autoridades.

Além disso, cerca de 80 reeducandos do Sistema Prisional receberão a certificação presencial, como forma de representar os milhares de formandos de todo o estado, nas mais diversas capacitações oferecidas pela plataforma.

Vale destacar que a Seap implantou, em 2017, o Programa Educacional “Rumo Certo”, com o objetivo de ser uma ferramenta de reintegração social ao público custodiado, através de ações voltadas a atividades educacionais, que vão desde a educação básica, modalidade jovens adultos (EJA), perpassando pela educação profissional e tecnológica até o ensino superior.