Mais de 350 servidores participaram de capacitação sobre benefícios socioassistenciais

Mais de 350 servidores públicos já participaram da capacitação que orienta o acesso aos benefícios socioassistenciais, como o auxílio emergencial, Tarifa Social de Energia Elétrica e Mulheres do Bolsa Família, para que cheguem a milhares de maranhenses neste momento de pandemia no novo coronavírus (Covid-19). A promoção do treinamento é do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).

A ação, que tem o objetivo de instruir os servidores para orientarem possíveis beneficiários de políticas de assistência, iniciou no dia 20 de maio. Já capacitou servidores do Viva/Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP/MA).

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, a inciativa colabora para que a população, das zonas rural e urbana, conheça e tenha o acesso garantido aos seus direitos.

“Sabemos das dificuldades que muitos maranhenses tem enfrentado para ter acesso ao auxílio emergencial e outros benefícios importantes, neste período de pandemia, como a Tarifa Social de Energia e o benefício para gestantes do Bolsa Família. Por isso, é fundamental que possamos montar essa corrente de colaboração e de auxílio, no uso das tecnologias, levando conhecimento e contribuindo para que as pessoas que mais precisam tenham acesso ao benefício. E nesse aspecto, os servidores estaduais são muito importantes como multiplicadores dessas informações”, ressaltou o secretário.

A ação vai impactar diretamente na economia do estado e na garantia do benefício às famílias. Na quarta-feira (03), foram finalizadas as turmas da Seduc e da AGERP/MA. Participaram da capacitação a equipe técnica das secretarias, os gestores regionais das unidades de ensino e gestores regionais dos escritórios da AGERP/MA.

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, falou da importância do momento para o auxílio de pais e mães de alunos que atravessam um momento difícil durante a pandemia. “Como servidores públicos que somos, temos o dever de ajudar as pessoas. E nesse momento tão difícil que o mundo atravessa, podemos sim municiar nossas equipes escolares com informações pertinentes sobre a aquisição de benefícios sociais, para que todos possam ajudar um pai, uma mãe ou um aluno que perdeu sua renda nesta pandemia e que está com o sustento de sua família prejudicado. A informação é a maior e melhor arma que podemos usar para ajudar aos que precisam e sair desse momento conturbado que vivemos, da melhor forma possível”, declarou Felipe Camarão.

Os servidores da AGERP/MA serão articuladores dos povos do campo e zona rural, como agricultores familiares, pescadores e outros que tem acesso à política de assistência técnica, para que todos aqueles que tenham o perfil de acesso aos benefícios socioassistenciais consigam fazer a adesão.

A presidente da AGERP/MA, Loroana Santana, explicou que a instrução dos servidores possibilitará que as informações sobre os benefícios socioassistenciais cheguem, com mais rapidez e facilidade, aos agricultores e população da zona rural.

“A capacitação da Sedes, com toda equipe técnica dos 19 escritórios regionais da AGERP, foi de fundamental importância, pois conseguimos expor as dúvidas da população rural, muitas vezes beneficiária do auxílio emergencial. Com os conhecimentos passados, nossa equipe servirá como propagadora dos programas socioassistenciais disponíveis, importantíssimos para as pessoas situações de vulnerabilidade nesse momento tão difícil, de combate ao Coronavírus”, disse Loroana Santana.