Judiciário maranhense vai implantar novo Datacenter em 2022

Com o objetivo de melhor atender os usuários e a demanda por sistemas e serviços informatizados, o Poder Judiciário vai implantar um novo Datacenter, previsto para o mês de fevereiro de 2022. O Datacenter é um ambiente especialmente projetado para abrigar servidores, sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de rede (switches, roteadores, etc.), com o objetivo de garantir o funcionamento ininterrupto dos sistemas cruciais para o funcionamento da organização, garantindo assim a continuidade dos serviços.

O projeto de implantação do novo Datacenter foi apresentado ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo, pelo diretor de Informática do TJ, Paulo Rocha Neto, que demonstrou a necessidade de atualização do ambiente considerando que o atual Datacenter conta com quase 10 anos de funcionamento – desde 2012.

Aprovado pelo presidente da Corte para iniciar os trâmites legais, o projeto do novo Datacenter prevê racks interligados com fibra ótica; sistema de combate a incêndio com gás inerte; nobreaks de alta capacidade; sistema de vigilância com câmera; ar-condicionado de precisão; circuitos elétricos duplos; porta de aço com fecho magnético; controle de acesso com biometria, entre outros. 

Com a implantação do novo Datacenter, o ambiente atual continuará a funcionar de forma secundária, construído com o conceito de sala segura e contando com servidores; storages; gerador de energia elétrica; controle de temperatura e umidade; acesso por biometria; nobreaks; detecção de incêndio; firewalls; e centrais de telefonia, de rede corporativa e dos links de internet.

De acordo com o diretor de Informática, o novo Datacenter será construído com conceito modular, contando com as vantagens de prazo de construção em 120 dias, praticidade na manutenção, possibilidade de ser transportado e ampliado e duplicação de todos os sistemas. “Com dois Datacenters responsáveis por todo o processamento e armazenamento de dados do Judiciário, poderemos garantir o funcionamento de todos os serviços no caso de falha em um deles”, informa.