Indústria maranhense registra avanço na produção em junho
Indicadores operacionais sobem, mas setor industrial mantém postura cautelosa para o segundo semestre
SÃO LUÍS – A produção industrial no Maranhão registrou crescimento em junho de 2025. O volume de produção alcançou 55,1 pontos, com avanço de 2,7 pontos em relação ao mês anterior. Os dados são da Sondagem Industrial, pesquisa mensal do Observatório da Industria, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A utilização da capacidade instalada também subiu e fechou o mês em 69,0%, dois pontos percentuais acima do resultado anterior. O índice permanece acima da média histórica registrada pela pesquisa, de 65,7%. Já o nível de estoques efetivos totalizou 50,5 pontos, dentro da zona considerada adequada pelos empresários do setor.
O indicador de evolução do número de empregados marcou 44,5 pontos, com leve variação negativa de 0,1 ponto em relação a maio. Segundo a pesquisa, os demais índices que compõem o levantamento mantiveram oscilações de baixa magnitude.
Para os próximos seis meses, as expectativas dos industriais maranhenses seguem em campo otimista. O índice de demanda projetada ficou em 57,4 pontos, mesmo resultado registrado para a intenção de compra de matérias-primas. A expectativa de evolução no número de empregados foi de 53,8 pontos.
De acordo com o coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, José Henrique Braga Polary, os dados refletem a estabilidade do setor diante de um ambiente ainda marcado por cautela nas decisões de produção e investimento. “Os resultados indicam um movimento de equilíbrio da indústria maranhense, com manutenção do desempenho em patamares considerados positivos e decisões mais alinhadas à gestão de riscos e à previsibilidade do mercado”, afirma o economista.
A íntegra da Sondagem Industrial de junho está disponível em: https://www.fiema.org.br/revista/view/785.