Inca estima 66.280 novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio de 2020-2022
Para cada ano do triênio de 2020-2022, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 66.280 novos casos de câncer de mama. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é segundo tipo de tumor mais frequente em mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, representando em torno de 20,9% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.
Condições hormonais e genéticos associado ao avanço da idade são os fatores principais para o desenvolvimento dessa doença. Para além disso, questões comportamentais como sedentarismo, alcoolismo, maus hábitos alimentares, excesso de peso e tabagismo também são causas que podem ser de risco.
A médica oncologista do Corpo Clínico da Oncoradium São Luís – Rede Onco – Ana Caroline Fonseca, reforça que a adoção de hábitos saudáveis é um dos pontos principais para a prevenção do câncer de mama, uma vez que cerca de 30% a 42% dos casos poderiam ser evitados com mudanças de hábitos.
Sobre a Rede ONCO
Criada em 2010 por médicos oncologistas, a Rede ONCO surgiu para atender a grande demanda de pacientes do sul do Maranhão, sul e sudeste do Pará e norte do Tocantins (o chamado Bico do Papagaio). Desde sua fundação com o complexo de Imperatriz, o centro de prevenção e tratamento do câncer conta com infraestrutura de atendimento completa, tecnologia de ponta, pro?ssionais altamente capacitados e atendimento ao paciente de forma humanizada, com muito respeito, transparência e total acolhimento. Hoje, é uma rede com várias unidades de atendimento nas regiões Norte e Nordeste e que tem planos de crescer ainda mais.