Inaugurada nova Galeria de Diretores do Fórum de São Luís

Foi inaugurado nesta sexta-feira (13) o novo espaço da Galeria de Diretores do Fórum Des. Sarney Costa, onde ficará em exposição permanente parte da memória do Judiciário maranhense. Integram a galeria 20 ex-diretores, magistrados que dirigiram o órgão de 1988 até abril de 2020. Devido aos protocolos de prevenção do novo coronavírus (Covid-19), a cerimônia de inauguração ocorreu com número reduzido de pessoas.

Durante a solenidade, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Paulo Velten, afirmou que a galeria é uma forma de deixar registrado na memória do órgão a dedicação e o compromisso de magistrados que deram sua contribuição e esforço pessoal em prol do trabalho da Justiça. O desembargador disse que é uma oportunidade de homenagear aqueles que, na gestão do Fórum de São Luís, muito contribuíram com a instituição.

A diretora do Fórum Des. Sarney Costa, juíza Andréa Perlmutter, afirmou que o espaço é um memorial que destaca a atuação daqueles que iniciaram a gestão do órgão e dos que deram continuidade a esse trabalho. “É importante mostrar à sociedade o trabalho desses magistrados e magistradas. Esta galeria transmite a história do nosso Fórum de São Luís”, afirmou.

A nova galeria recebeu as fotografias de três ex-diretores que não constavam no espaço anterior, completando o acervo que vai do ano de 1988 até 2020. Foram colocadas durante a cerimônia desta sexta-feira (13) as fotos dos juízes Maria Celeste de Sousa Pereira (2002-2003), José Edilson Caridade Ribeiro (2018) e Diva Maria de Barros Mendes que dirigiu o Fórum de 2018 a abril de 2020.

Para o juiz Edilson Caridade, titular da 8ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, a galeria faz o registro histórico de maneira permanente daqueles que, como gestores públicos, contribuíram para o normal andamento das atividades do Judiciário, especialmente do Fórum da Capital.

Presentes na cerimônia também Luzmarina Sousa Boucinhas, filha da juíza aposentada Maria Celeste de Sousa Pereira que não pôde comparecer à inauguração; e o juiz auxiliar da CGJ, Gladiston Cutrim. A magistrada Diva Maria de Barros Mendes foi representada na solenidade pelo juiz Edilson Caridade.

A nova Galeria de Diretores possui oito metros de comprimento e fica no hall térreo, próximo ao espaço de arte e ao Setor de Distribuição. A primeira galeria foi inaugurada na gestão do diretor Sebastião Lima Bonfim (biênio 2016/2017).