I Encontro de Empretecos acontece nesta sexta no Centro de Convenções

O Sebrae realiza nesta sexta-feira, 31, evento com grandes nomes do empreendedorismo nacional com objetivo de inspirar empresários e potenciais empreendedores maranhenses. O 1º Encontro de Empretecos do Maranhão acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), das 13h30 às 18h40, e comemora os 25 anos de Brasil de um dos produtos de maior sucesso do portfólio Sebrae: o Seminário Empretec.
Para o evento, o Sebrae no Maranhão convidou nomes como Cristiana Arcangeli, empresária e apresentadora do Programa Shark Tank Brasil (Sony e Band); Martha Gabriel, uma das principais pensadoras digitais do Brasil e referência em inovação, transformação e educação digitais, palestrante internacional premiada e professora de MBA, além de Carla Sarni, fundadora da Sorridents, a maior e mais premiada rede de clínicas odontológicas da América Latina.
Foram convidados, também, empreendedores maranhenses para participarem da programação como casos de sucesso do Empretec no estado: o famoso dançarino e coreógrafo Marcelo Granjeiro; o coach e presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém e a consultora de Marketing Digital e influencer nas redes sociais, Carol Caracas.
Durante 25 anos, o Sebrae realizou 11 mil turmas, capacitou em todo o país 280 mil pessoas por meio do Empretec e cerca de 10 mil são inscritas todos os anos.  No Maranhão, a capacitação é realizada há 19 anos, desde 1999 – de lá pra cá, foram aproximadamente 200 turmas e cinco mil maranhenses participantes do seminário.
O Sebrae realizou pesquisa com 2.884 clientes que participaram do  Empretec em todo o Brasil e a satisfação foi comprovada com o percentual de 75% e nota média de 9,1.  A maior parte das empresas, após passar pelo seminário registrou um aumento no faturamento mensal e a nota média da recomendação da capacitação alcançou 9,6 pontos.
O Seminário
O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidades (ONU) idealizada para desenvolver características e comportamentos empreendedores nos participantes e que, hoje, já é aplicada em quase 40 países. No Brasil, a capacitação é promovida com exclusividade pelo Sebrae desde 1993.
“O Seminário Empretec é eminentemente comportamental e, por isso, acaba contribuindo não apenas na vida profissional dos empretecos, como também no âmbito de projetos pessoais, pois ensina um método já validado para aqueles que querem empreender com sucesso”, sinaliza o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.  “Posso dizer isso porque eu mesmo fiz a capacitação e mudei bastante alguns pensamentos que tinha antes. Tenho apendido que, quando mudamos o pensamento, torna-se mais fácil mudarmos o comportamento e assim, nossas decisões se tornam mais assertivas também, pois nos tornamos mais seguros e convictos do que queremos”, explica o executivo.
Para o I Encontro de Empretecos do Maranhão, o Sebrae disponibilizará o Espaço Mini LAB, onde jogos como o de Adivinhação, Cubo Soma, Gamão Simplificado, Natureza Humana, Crescimento Sustentável e Capitão Cook estimularão uma ou outra habilidade e/ou capacidade empreendedora do participante, assim como conceitos de gestão de negócios.
PROGRAMAÇÃO
13h30
Credenciamento
14h00
Abertura com João Martins
Superintendente Empreteco do SEBRAE – MA
14h15
“Empreendedorismo como estilo de vida” com Cristiana Arcangeli
Empresária e Apresentadora do programa Shark Tank Brasil (Canal Sony e Band)
15h00
Painel: Que diferença o EMPRETEC fez na sua vida e no seu negócio?
Dra. Carla Sarni – Fundadora Sorridents
Caso de sucesso em Franquia
Marcelo Grangeiro – Educador, dançarino e coreógrafo premiado
Caso de sucesso em Economia Criativa
Felipe Mussalém – Presidente da Associação Comercial do Maranhão
Caso de Sucesso em Associativismo Empresarial
Pádua Weber – Facilitador EMPRETEC no Maranhão
Moderador do painel
15h50
“Como transformar Não em Sim”, com Dra. Carla Sarni
Fundadora da Sorridents
16h40
“Caminhos para reinventar a forma de empreender” com Rafael Gregório Malaquias
Analista  do Sebrae – MG, Designer gráfico e informacional, especializado em  gestão estratégica da informação e pesquisador em design e gestão para a informação étnico-racial
17h20
Painel: Empreendendo na Era Digital
“Transformação Digital de Negócios” com Martha Gabriel
Pensadora e influenciadora digital, futurista, autora de best seller, palestrante internacional premiada e professora de MBA nas principais escolas de negócios do Brasil.
Caroline Caracas – empreendedora, empreteca e influenciadora digital maranhense
Caso de Sucesso em Mídias Digitais
Keila Pontes – compõe a equipe de Embaixadores da Transformação Digital do SEBRAE–MA
Moderadora do painel
18h40
Coquetel de encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.