Hospital de Câncer do Maranhão realiza exame de colonoscopia e fortalece diagnóstico para câncer de colorretal.

Cerca de 30 pacientes vão passar por consulta e exames de colonoscopia para prevenção e diagnóstico do câncer de colorretal, neste sábado (18), no Hospital de Câncer do Maranhão. A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A consulta é destinada a pacientes com idade a partir dos 45 anos e que aguardam pelo procedimento de avaliação médica. “O principal objetivo do mutirão é chamar a atenção da sociedade para o diagnóstico precoce do câncer de colorretal. A doença é silenciosa em relação aos sintomas, o que deve despertar atenção por parte de todos, principalmente por ela ser o terceiro tipo de câncer mais frequente no país”, explicou o diretor clínico do Hospital de Câncer, Leoberth Araújo.

A ação é realizada em alusão à Campanha Março Azul, cujo objetivo é promover conscientização sobre o câncer de colorretal e a importância de como o diagnóstico precoce pode impactar positivamente no tempo de tratamento e cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de 44 mil novos casos por ano de câncer de colorretal no Brasil. 

Para a realização do procedimento é utilizado um tubo fino com iluminação e câmera na ponta (colonoscópio). O exame de colonoscopia consiste na análise do interior do intestino e serve para observar se há ou não a presença de lesões potencialmente cancerígenas.

“O exame ajuda a identificar lesões preventivamente antes que evoluam para quadros mais graves. Além de ser um procedimento de diagnóstico, a colonoscopia também funciona como método terapêutico de tratamento”, explicou o médico gastroenterologista e endoscopista do hospital, Glayton Costa.

O Hospital de Câncer do Maranhão é referência em tratamento oncológico de alta complexidade no estado. Por mês, a unidade atende aproximadamente 35 pacientes diagnosticados com câncer de colorretal. O hospital integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sendo gerenciado pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (ABEAS).