Grupo Equatorial Energia reforça o valor segurança com energia elétrica e alerta a população sobre como evitar acidentes

Os acidentes envolvendo a população e energia elétrica tem uma frequência relevante e isso traz a necessidade de mudar essa realidade. Pensando nisso, as distribuidoras do Grupo Equatorial Energia no Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul se uniram e lançaram a campanha “E+ Segurança”, que tem o objetivo de levar às pessoas informações sobre os impactos e consequências em ter comportamentos inseguros com e rede elétrica.

Com a finalidade de orientar, alertar e conscientizar as pessoas em relação à segurança com a rede elétrica, a Campanha convoca a população para serem agentes de segurança e aliados na prevenção dos acidentes. A ideia é trabalhar “Pela sua segurança hoje. Pelo futuro todo dia” por isso serão produzidos conteúdos educativos sobre segurança elétrica, com uma abordagem focada nas causas e consequências, vídeos de conscientização com uso de depoimentos de pessoas reais, mostrando as principais causas de acidentes e as medidas para evitá-los. 

“Segurança é um dos valores do Grupo Equatorial. Acreditamos que a vida é um bem inegociável e, por isso, buscamos eficiência com respeito à dignidade e segurança das pessoas, atuando e encorajando para a preservação da vida. É importante divulgar e orientar para a população com o objetivo de conscientizá-los e zerar os acidentes”, disse Leiziane Carvalho, Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão.

Entre as principais orientações do Grupo Equatorial estão:

Acidente doméstico por eletricidade

Dentro de casa, quando falamos em segurança, é preciso ter atenção. Não improvise, não desencape e/ou emende fios para conectá-los nas tomadas. É importante, também, se atentar ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos, este acessório pode causar choque elétrico, queima de aparelhos e até incêndios originados por curto-circuito. Assegure a segurança da sua casa aumentando o número de tomadas no mesmo ponto, sempre respeitando o limite que circuito foi dimensionado.

Acidente por intervenção não autorizada na rede elétrica da distribuidora

As ligações clandestinas de energia colocam a vida da população em risco pela alta probabilidade da ocorrência de acidentes graves ou fatais, a prática ilegal configura crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.

As atividades e serviços que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais capacitados e autorizados. Subir em postes, trocar transformadores, instalar medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só as equipes da distribuidora de energia podem realizar, pois são capacitadas para executar a atividade cumprindo procedimentos e as normas técnicas e de segurança.

Pipas

Outro ponto de atenção na campanha é a brincadeira de empinar pipas, que pode ocasionar acidentes graves e até fatais. As férias escolares estão se aproximando e, durante esse período, crianças e adolescentes costumas ficar nas ruas brincando. É importante orientá-los a não subir em árvores com galhos que estejam tocando na rede elétrica e jamais tentar resgatas pipas que estejam presas na rede elétrica. Por ser mais seguro, o indicado é soltar pipas em locais abertos e livres.

Sazonais

Com as mudanças climáticas no país, é bom chamar atenção. Em dias de chuva, com raios e trovões, é importante retirar das tomadas os equipamentos como televisão, computadores, carregadores etc. Se estiver na rua e começar o temporal, o correto é se afastar de locais elevados e jamais se abrigar próximo dos postes ou embaixo de fiação elétrica. Em alagamentos, é importante deixar os equipamentos eletrônicos fora do alcance da água, retirar os equipamentos elétricos da tomada e procure um lugar seco para se abrigar.