.

Governo intensifica diálogos com quilombos maranhenses

A Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) segue avançando no diálogo com comunidades quilombolas maranhenses. Na última semana, o secretário Gerson Pinheiro e a equipe técnica da SEIR estiveram em quilombos das cidades de Cedral e Guimarães.

Em Cedral, a comitiva visitou a comunidade quilombola de Itajuba, acompanhada do prefeito Fernando Cuba; da coordenadora de Igualdade Racial, Val Monteiro; do vice-presidente da Aconeruq, Cacá Guterres; da secretária de Assistência Social, Sara Monteiro, além de técnicos da SEIR: Mauro Marques, coordenador do Programa Maranhão Quilombola; Wilma Martins, assessora jurídica; Ana Cristina, coordenadora do SEPIR; e Sebastião Cardoso Júnior, gestor de Comunidades de Matriz Africana.

Um dos principais objetivos da visita foi apresentar as ações desenvolvidas pela SEIR, com destaque para o processo de certificação de comunidades quilombolas, mapeamento de casas, tendas e terreiros, formação e ensino da cultura e história do povo afrodescente das Américas, além de ouvir demandas da comunidade.

“Foi um momento muito importante onde a gente pôde ouvir e colher informações da comunidade, tirando dúvidas e orientando sobre o acesso a programas e ações. Essas informações nos servirão de base para o nosso planejamento já visando o ano de 2023”, afirmou o secretário Gerson Pinheiro.

Guimarães

Na cidade de Guimarães, o secretário Gerson Pinheiro e comitiva visitaram a comunidade quilombola de Cumum, território de Damásio, a convite do vice-presidente da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq), Cacá Guterres.

O secretário definiu o encontro como de suma importância no fortalecimento do diálogo com a comunidade. “Tratamos sobre a certificação estadual da comunidade, do mapeamento de casas, tendas e terreiros de todo o território, além de todas as políticas públicas que tem sido executadas, sempre com a participação de todos para a elaboração de novas ações”, afirmou Gerson Pinheiro.