Governo faz lançamento da 17ª edição da Agritec, em Timon

A 17° edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) foi lançada no município de Timon. A solenidade foi realizada, nesta quarta-feira (4), no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, e contou com a presença de representantes de vários municípios da Região dos Cocais, movimentos sociais, cooperativas, associações e instituições de ensino e financeiras do território. A Agritec de Timon acontecerá de 26 a 28 de julho.

A Agritec é desenvolvida por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp, Iterma) sendo realizada com o apoio de diversos parceiros do âmbito público e da sociedade civil organizada: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Prefeitura de Timon, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA) e os movimentos sociais (MIQCB, FETRAF-MA, FETAEMA, ACONERUQ e MST).

A Feira, que é territorial, tem o objetivo de levar conhecimentos por meio de uma programação com oficinas, minicursos, palestras, seminários e apresentação de diversas tecnologias para incrementar a produção da agricultura familiar.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, enfatizou a importância da Feira para mostrar aos agricultores familiares que é possível melhorar a produção através de conhecimento.

“A Agritec por onde passa é um sucesso. No município de Timon será a 17ª edição e, desde 2015 até maio deste ano já foram mais de 28 mil agricultores capacitados. Isso mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.

Também presente no lançamento, o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, não escondeu sua alegria em ter o município como anfitrião desse evento importante para agricultura familiar maranhense.

“É com muita honra que a cidade sedia esse evento que beneficiará não apenas nossos trabalhadores rurais, mas também os de toda a região do território dos Cocais. A Agritec não será um evento de Timon, será um evento do território, do Maranhão”, declarou.

A presidenta da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Loroana Santana, enfatizou que a realização das Agritecs é um dos eixos do desenvolvimento da agricultura familiar do Maranhão, pois difunde conhecimento.

“Temos capacitações, treinamentos, transferências de tecnologias, com o espaço tecnológico e de comercialização. Tenho certeza que será uma oportunidade ímpar para os agricultores familiares da região”, afirmou.

O gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Epitácio Rocha, destacou que o Senar é parceiro nesta grande Feira.  “O Senar vai trazer informações, novas tecnologias através dos minicursos, palestras e cursos que serão realizados durante a Feira para capacitar esses pequenos produtores e agricultores familiares. A soma de forças de todas as instituições vai resultar numa agricultura mais desenvolvida para o nosso Maranhão”, afirmou o gerente do Senar.

Sobre a Agritec

Em Timon, será a 17º edição da Agritec já realizada pelo Governo do Estado. Desde 2015, a Feira oportunizou a mais de 28 mil homens e mulheres do campo conhecimento em diversas áreas de produção agrícola, de manejo e beneficiamento de produtos da agricultura familiar.

A Agritec oportuniza, também, acesso a crédito rural com assinaturas de contratos com instituições financeiras por meio das principais linhas de financiamento ao trabalhador rural.

Mais de R$ 24 milhões foram celebrados em benefício do agricultor familiar maranhense. A Feira consolidou-se como o maior evento da agricultura familiar na história do Maranhão, reunindo em único espaço: conhecimento, prestação de serviços à população (emissão de documentos pessoais RG e CPF), Cadastro Ambiental Rural.

O evento contou com a presença do vice- prefeito de Timon, João Rodolfo; do secretário adjunto da SAF, Chico Sales; do gerente de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Epitácio Rocha; da presidenta da Agerp, Loroana Santana; do gestor Regional da Agerp de Timon, Aécio Borges; e dos gestores Regionais de Codó, Rosiane Lobo, e de Caxias, Júnior Martins.

Também participaram do evento a coordenadora da Agritec, Marilene Bandeira; o secretário de Agricultura de Timon, Alisson Gomes; o diretor de Assentamento do Iterma, Renê Campos; o presidente do STTR, Raimundo Nazário, seu Mundico; representante do Banco do Brasil, Marcelino Neto; representante do Sebrae, César Augusto; representante da Câmara de Vereadores, o vereador Coca do Mata Pasto; representantes de movimentos sociais, agricultores (as) familiares e lideranças políticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.