Giro de Noticias

Governo do Maranhão lança segundo edital para mulheres quebradeiras de coco babaçu

O Governo do Maranhão, por meio do Sistema SAF, lançou nesta quarta-feira (20) o segundo edital do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) para a cadeia do babaçu. As inscrições se estendem até 30 deste mês e o edital está disponível em https://saf.ma.gov.br/credenciamento/.

Para este chamamento público, foram destinados R$ 349.872,80, que possibilitarão às associações e cooperativas extrativistas do babaçu, em sua maioria formada por mulheres, se inscreverem para fornecer produtos ao Procaf, como óleo, azeite, mesocarpo, biscoitos, sabão e sabonete, e artesanato. Já os alimentos serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional atendidas pelo Banco de Alimentos, hospitais e CRAS.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago, o lançamento do segundo edital do Procaf Babaçu, só este ano, representa que o Governo do Estado está no caminho certo e reflete o sucesso da execução do primeiro Procaf direcionado a este público.  

“Iniciamos 2021 com o lançamento de um edital específico para a cadeia do babaçu, no valor de R$ 281.850,00, dando uma atenção especial às mulheres quebradeiras de coco. A execução foi um sucesso, onde compramos alimentos qualidade e distribuímos as famílias que mais precisam. Dessa forma, é com muita satisfação que iremos disponibilizar mais de 300 mil para apoiar essas mulheres tão guerreiras”, pontuou Rodrigo Lago.

A secretária adjunta de Biodiversidade da SAF, Luciene Dias Figueiredo, destacou que o edital do Procaf Babaçu possui grande relevância e representatividade, além de materializar os esforços do governo em reconhecer a importância dessas mulheres para a economia e história do Maranhão.