Governo do Maranhão lança, em Mirador, campanha Maranhão sem Queimadas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) lançou, nesta quinta-feira (20), no município de Mirador, a campanha Maranhão sem Queimadas. Realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a campanha é mais uma ação do Governo do Maranhão que objetiva o combate e a prevenção de queimadas e focos de incêndio em todo o estado.

A baixa umidade do ar, o clima seco e o período de estiagem são forte fatores para o aumento das queimadas nas regiões mais áridas. Além disso, queimadas ilegais e incêndios florestais são registrados com maior incidência nesse período do ano, ocasionando transtornos e prejuízos para toda a população. Durante a pandemia do novo coronavírus, esses transtornos podem ser agravados consideravelmente. Pensando nisso, o Governo do Maranhão lançou a campanha Maranhão sem Queimadas, que é um forte instrumento na política ambiental e de saúde do povo maranhense.

De acordo com o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, agir em conjunto com demais órgãos do Governo do Estado foi fundamental para a realização do lançamento da campanha na cidade de Mirador, porta de entrada para o Parque Estadual de Mirador. “A campanha visa, acima de tudo, resguardar as florestas e tentar extirpar, de todo modo, as queimadas que afetam não só a sociedade, mas o meio ambiente como um todo”, disse.

Segundo Diego, antes do lançamento da campanha, foi essencial a cooperação técnica entra a SEMA, CBMMA e a Defesa Civil na elaboração da sala de situação para coordenar a campanha Maranhão sem Queimadas, que conta ainda com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP).

Para o secretário de Meio Ambiente, “a sala de situação funciona como uma central de monitoramento para identificar os focos de queimadas e incêndios no estado”. Ele explicou que a região do cerrado, onde está localizado o Parque Estadual do Mirador, é a que nesse período é mais atingida por grandes focos de incêndio. “Por isso nós estamos com a atenção voltada para essa região. Mas, obviamente, todo o estado está sendo completamente monitorado”, concluiu.

Durante o lançamento, o Corpo de Bombeiros apresentou os equipamentos utilizados na prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais e as técnicas empregadas. Já o Batalhão do Polícia Ambiental aproveitou o momento para explicar sobre a atuação, em conjunto, no Parque do Mirador.

De acordo com o Tenente Holanda, chefe da equipe de missão em Mirador, o BPA vem atuando no combate aos ilícitos ambientais dentro do Parque e no seu entorno. Segundo ele, o BPA está “fiscalizando todo o Parque e dando apoio aos postos de fiscalização da que a SEMA mantém em toda a área do Parque. Já fiscalizamos algumas queimadas e já foram apreendidas algumas armas que seriam usadas para caça. Além disso, estamos fazendo autuações daqueles que estão cometendo crimes ambientais como caça ilegal, desmatamento e queimadas”, pontuou.

A campanha Maranhão sem Queimadas é um esforço em conjunto entra SEMA, CBMMA e BPA, e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP); Instituto de Colonização de Terras (Iterma); Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED); Defesa Civil e prefeituras municipais.