Governo do Maranhão capacita trabalhadores para obras do programa Mutirão Rua Digna

O Mutirão Rua Digna leva qualidade de vida à população com a pavimentação de ruas utilizando blocos de concreto, melhorando a infraestrutura e o saneamento básico. Além dos benefícios para a mobilidade da população, o Mutirão Rua Digna utiliza mão de obra local, o que proporciona a geração de postos de trabalho aos moradores das comunidades atendidas.

Nesta terça-feira (15), com o programa Mais Qualificação para o Trabalho, idealizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) com o Sistema Nacional de Emprego (SINE), foram capacitados trabalhadores e trabalhadoras que estarão nas etapas de construção das obras em 2020/2021.

Além do treinamento, os trabalhadores receberam dicas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), para que possam exercer as atividades dentro das normas de segurança, além de realizarem cadastro no SINE, que visa encaminhamento ao mercado de trabalho.

“É um momento não só de comemorar novos postos de trabalho em meio à crise, mas também a autonomia que estes trabalhadores terão ao final das obras. Sairão capacitados com novas e maiores oportunidades”, pontou o secretário Jowberth Alves.

A capacitação contou com três eixos para aplicação dos conhecimentos: Relações Pessoais e Interpessoais no Ambiente de Trabalho; Noções de Segurança do Trabalho; e Introdução a Construção Artesanal de Pavimentação com Blocos Sextavados. Cada eixo teve o acompanhamento da equipe técnica nas respectivas áreas.

Plano Celso Furtado

Os trabalhadores capacitados participarão das obras do Mutirão Rua Digna previstas no Plano Celso Furtado, que entregará 30 ruas até o final de 2020, beneficiando cerca de 2.980 pessoas.

O Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado é um conjunto de investimentos, obras e compras públicas do Governo do Maranhão em vigência entre agosto e dezembro deste ano para aquecer a economia e gerar empregos.

As empresas que executam as obras do governo estadual continuam responsáveis por oferecer os empregos. Com os investimentos e as compras feitas pelo governo estadual, o objetivo é que isso crie mais empregos até o fim de 2020.